Mais de 110 mil pessoas devem visitar cemitérios em Cuiabá e VG | MUVUCA POPULAR

Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

CIDADES Sexta-feira, 02 de Novembro de 2018, 06h:32 | - A | + A




Finados

Mais de 110 mil pessoas devem visitar cemitérios em Cuiabá e VG

Por: Diário

 

Mais de 110 mil pessoas devem visitar os principais cemitérios, localizados em Cuiabá e Várzea Grande, nesta sexta-feira, dia 02 de novembro, data em que é comemorado o Dia de Finados. Só na capital, a expectativa é que 85 mil pessoas procuram os locais para homenagear e orar em memória dos falecidos.

Para garantir mais conforto, as prefeituras das duas cidades já iniciaram os trabalhos para assegurar uma estrutura mais adequada para receber o público. Na capital, os serviços são coordenados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. No total, mais de 150 operadores de limpeza foram envolvidos em uma força-tarefa, a fim de garantir a execução de atividades como poda de árvores, capinação, varrição, pintura, dentre outras tarefas que garantem a zeladoria dos locais a serem visitados.

“A ideia é receber todos esses visitantes da melhor forma possível. Por isso, nos comprometemos a realizar um trabalho que irá possibilitar que esses milhares de pessoas consigam ter um espaço adequado para prestarem suas homenagens aos entes queridos. Colocamos uma grande equipe para trabalhar na preparação e vamos ofertar diversos serviços no dia também”, afirmou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Segundo informações da assessoria de imprensa do município, uma programação especial também foi planejada para ser oferecida na data. Nos cemitérios do São Gonçalo, Pascoal Ramos, Despraiado, Sucuri, Bandeira, Coxipó do Ouro, Guia e Aguaçu, os portões abrem logo às 6 horas e tem o fechamento marcado para as 17 horas. As missas estão agendadas para 8 horas, no São Gonçalo, e 8h30 no Pascoal Ramos. Nos outros cemitérios as mesmas acontecerão nas igrejas e capelas da comunidade.

“Durante todo o dia, os munícipes serão recepcionados por funcionários, que entregarão flores, água e panfletos com orientações sobre como evitar a criação de focos do mosquito Aedes aegypti aos jazigos dos cemitérios. No dia também estarão disponíveis nos cemitérios, instalação de tendas, som, banheiros químicos e será oferecido um pequeno café da manhã”, informou.

A programação dos cemitérios Piedade, Porto e Coxipó da Ponte ficarão a cargo da Empresa Cuiabana Administradora de Cemitérios. Nestes, também estão as estruturas com tendas, cadeira de rodas, som ambiente, banheiros químicos e distribuição de água e flores e café da manhã, além da celebração de missas: Piedade às 6h, 8h, 10h, 12h e 17h; Porto às 6h, 8h, 10h e 16h; Coxipó da Ponte às 8h30.

Em Várzea Grande, a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana deu início ao trabalho de limpeza interior e exterior e restauração estrutural dos cemitérios públicos nas áreas urbana e rural há uma semana. Por lá, a expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas visitem os 13 cemitérios públicos da cidade no dia de finados e os particulares.

“Embora os trabalhos sejam realizados periodicamente, equipes fazem serviços como varrição, capinação, pintura de meio-fio e remoção de resíduos sólidos nas áreas próximas aos túmulos e nas vias de acesso, poda de árvores, corte de grama”, informou a prefeitura.

Conforme o secretário Breno Gomes, as ações visam garantir mais conforto as famílias que forem visitar os locais nesta época. Na cidade existem 13 cemitérios públicos, sendo eles, o São Francisco de Assis, na região central, Recanto da Saudade, no Bairro Jardim Primavera, e os dos bairros da Guarita, Costa Verde, Cristo Rei, Capela do Piçarrão, Limpo Grande, Pai André, Parque do Lago, Praia Grande, Souza Lima, Capão Grande e Passagem da Conceição. No Jardim do Estado, está localizado o cemitério particular “Recanto da Paz” considerado um dos maiores cemitérios do município.

Já no dia 2 de novembro as secretarias de Defesa Social e Serviços Públicos estarão montando logística tanto de segurança como de mobilidade, para garantir o acesso ao grande número de pessoas que normalmente concentram nos cemitérios municipais. Também haverá itinerário especial de ônibus, com linhas extras e horários ampliados nas rotas próximas aos campos santos e a Guarda Municipal estará dando suporte na ação com a segurança do trânsito.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários