"Ética de fachada" | MUVUCA POPULAR

Terça-feira, 21 de Agosto de 2018

COLUNA POPULAR Quinta-feira, 17 de Maio de 2018, 13h:01 | - A | + A




Deputados não sabem que estão na comissão

"Ética de fachada"

Muitos dos 10 deputados nomeados para compor a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa (AL-MT) foram pegos de surpresa com a medida publicada no Diário Oficial da Casa de Leis que circulou nesta quarta-feira (16).

Um dia antes da publicação, deputado Max Russi (PSB), chegou a negar em entrevista ao site Mpopular que participaria da comissão, ao afirmar que já estava muito ocupado como os trabalhos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No entanto o seu nome apareceu como membro titular da Comissão de Ética, e sua permanência no órgão agora é uma incógnita.

Outro que até agora não está sabendo da sua nomeação é o deputado Sartunino Masson (PSDB), que até o ano passado foi presidente da Comissão de Ética.

Em entrevista ao Mpopular no final da manhã nesta quinta-feira (17) ele reiterou que desconhece a nomeação, e que não teria assinado ou autorizado nada nesse sentido: “Eu não vi ainda [publicação no Diário Oficial]. Não me informaram nada”, resumiu o parlamentar.

Nos bastidores comenta-se que a constituição dos membros da Comissão de Ética seria uma mera formalidade, e que nomes dos indicados é o que menos importa, pois o objetivo principal é apenas dispor do mecanismo necessário para “soltar” o deputado Mauro Savi (DEM) – preso há uma semana durante a segunda fase da operação Bereré (Bônus), acusado de ser um dos líderes do esquema de corrupção no Detran de Mato Grosso.

Conforme as investigações do Ministério Público (MPE) o esquema desviou cerca de R$ 30 milhões da autarquia de trânsito para pagar propinas a políticos de destaques, empresários e servidores públicos.

O esquema, segundo o MPE, era viabilizado por meio da EIG Mercados – empresa responsável pelo serviço de alienação veicular no Detran.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários