Campanha de vacinação contra a Influenza atinge mais de 72% com o “DIA D” | MUVUCA POPULAR

Segunda-feira, 18 de Junho de 2018

CUIABÁ Terça-feira, 22 de Maio de 2018, 09h:43 | - A | + A




H1N1

Campanha de vacinação contra a Influenza atinge mais de 72% com o “DIA D”

Mesmo com dia chuvoso, a população cuiabana compareceu ao “Dia D” de mobilização nacional da campanha de vacinação contra a Influenza realizada pela Secretaria Municipal de Saúde neste sábado (19) para prevenir os três tipos de Influenza: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.

Com a ação que teve a abertura oficial realizada pelo secretário-adjunto em Assistência à Saúde, Dr. Milton Corrêa da Costa Neto, no Programa de Saúde da Família (PSF) Jardim Nova Esperança I e II, Cuiabá já atinge 72% da meta que visa imunizar 90%, dos 136 mil cuiabanos inseridos nos grupos tidos como prioritários e de risco, onde segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de estudos epidemiológicos estão inseridos trabalhadores da saúde e professores da rede pública e privada, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias após o parto e indivíduos com 60 anos ou mais de idade.

Também estão inseridos no grupo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, mas, nesses casos é necessária a apresentação da prescrição médica no ato da vacina.

Conforme o secretário-adjunto, o excelente resultado se deu à grande mobilização e organização da Secretaria que além de contar com todas as salas de vacinação abertas ao público, teve grande parcela de servidores envolvidos no ato. “Apenas para o ‘Dia D’ mobilizamos mais de 400 profissionais de Enfermagem e da Vigilância em Saúde pelas 67 salas de vacinas, incluindo nas três da área rural, no Distrito da Guia, Rio dos Peixes, que reúnem as comunidades do Coxipó do Ouro e Barreiro Branco e Aguaçu. Tudo isso para imunizarmos o máximo de pessoas com a humanização que nosso prefeito Emanuel Pinheiro determina”, frisou.

A aposentada Marlene Alves, de 61 anos pôde comprovar a organização de perto ao comparecer ao PSF Nova Esperança I e II para buscar atendimento para ela e para os três netos. “Estou muito satisfeita pela organização e o cuidado que a prefeitura dispensou à população este ano. Além de ter sido bem divulgada pela Secretaria de Saúde e pelos veículos de comunicação e isso é muito bom porque nos deixa a par de onde e quando devemos buscar a vacinação, eu encontrei profissionais extremamente humanizados e capacitados para sanar as dúvidas que sempre temos. Fiquei muito satisfeita este ano”, contou Marlene.

A estudante universitária Luna Helena Mathias, que buscou atendimento para a filha de um ano no PSF Santa Izabel I também se sentiu satisfeita com a organização encontrada. “Eu vim com minha filha, encontrei pessoas muito capacitadas e sai extremamente contente com o atendimento da equipe do PSF”, disse.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza teve início na Capital no dia 23 de abril e vai até o dia 1º de junho. De acordo com o responsável técnico pela Imunização na Secretaria de Saúde, Wellington Assunção até o momento Cuiabá já recebeu mais de 120 mil doses, sendo cerca 25 mil apenas para o “Dia D”. Ele lembrou que durante a semana, em horário de expediente, até o dia 01 de junho, as unidades continuarão oferecendo a vacina contra a Influenza.

“Continuaremos com nosso foco e estaremos realizando as imunizações ao grupo de risco em todas as unidades até 1º de junho. Até lá quem é do grupo e ainda não se vacinou, deve buscar atendimento em uma das 67 salas de vacinação”, finalizou. 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Ciro é o quarto a tentar gerenciar
Pacote de regalias deve animar a côrte
Marrafon e Russi buscam aproximação com Mendes
A bola da vez fez com que muitos mudassem discurso
Reviravolta no tabuleiro político

Últimas Notícias
17.06.2018 - 23:16
17.06.2018 - 17:24
17.06.2018 - 17:15
17.06.2018 - 16:33


Fábio Garcia

Ezequiel Fonseca

Vitório Galli

Valtenir Pereira

Neri Geller

Carlos Bezerra

Ana Poncinelli

Emanuelzinho

Professor Bispo

Barbudo

Rafael Ranalli

Cledison Gonçalves

Wanderson Nunes

Gisela Simona

Marco Marafon

Antônio Carlos

Dr. Leonardo

Renato Gouveia

Max Campos



Informe Publicitário