Concurso é lançado para estudantes da rede pública  | MUVUCA POPULAR

Sábado, 21 de Julho de 2018

CUIABÁ Quinta-feira, 05 de Julho de 2018, 09h:54 | - A | + A




ÁGUA PARA O FUTURO

Concurso é lançado para estudantes da rede pública

Projeto isa conscientizar sobre a preservação e utilização racional da água na Capital

Por: Redação

Nesta quarta-feira (04) no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, intendentes da Educação participaram do lançamento do concurso do projeto “Água para o Futuro”. O projeto é voltado para alunos da rede municipal do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde que estejam matriculados.

O projeto ‘Água para o Futuro’ tem o objetivo de garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável na Capital, por meio da identificação, preservação e recuperação de nascentes e conscientização da população sobre a importância dos recursos hídricos.

A proposta é executada por meio de parcerias com o Instituto Ação Verde, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Prefeitura de Cuiabá e suas secretarias municipais de Educação (SME) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, além da concessionária Águas Cuiabá. Além de contar com a iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

Desde que o projeto foi implantado, há cerca de três anos, 550 pontos já foram vistoriados e 180 nascentes foram confirmadas na Capital. Segundo o promotor de Justiça e coordenador do projeto, Gerson Barbosa, é real a preocupação em torno de um possível desabastecimento de água potável em Cuiabá, daí a importância da conscientização da população em relação à necessidade de uso racional desse bem.

“A parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias de Educação e do Meio Ambiente, é fundamental. Estamos fortalecendo as práticas pedagógicas e incentivando a comunidade escolar para a construção de uma vida sustentável, tendo como foco a importância dos recursos hídricos para a sobrevivência dos seres vivos e do planeta”, explicou ele.

O procurador de Justiça, titular da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Criança e do Adolescente de Mato Grosso, Paulo Roberto Jorge do Prado, lembrou que todos devem estar comprometidos com o projeto. “As crianças nos convidam para um constante processo de aprendizagem e não tem progresso que justifique a agressão ao meio ambiente. O Ministério Público vestiu a camisa e está comprometido com o trabalho de conscientização”, disse ele.

A secretaria-adjunta de Educação, Edilene de Souza Machado, lembrou que a iniciativa é mais uma importante ferramenta para o fortalecimento dos projetos de Educação Ambiental, desenvolvidos nas unidades educacionais do município, e que incentivam os estudantes a se sentirem partes integrantes do meio ambiente e corresponsáveis pela manutenção e seu equilíbrio.

“Hoje, 49 projetos, abordando diversos temas transversais, estão sendo executados nas unidades educacionais do município. Essas iniciativas contribuem de maneira especial na formação dos nossos alunos. Não podemos esquecer que as crianças são multiplicadoras dessas ideias, junto às suas famílias e comunidades. Nesse sentido, a gestão Emanuel Pinheiro investe em ações que enriqueçam a formação e o conhecimento dos nossos alunos”, destacou Edilene Machado.

Concurso

Para participar do concurso, os estudantes precisarão fazer as inscrições, que estarão abertas a partir desta quinta-feira (5) e seguem até o dia 12 de julho, na própria unidade de ensino.

Os estudantes do 1º ciclo poderão se engajar no concurso com trabalhos na modalidade de desenho; os do 2º ciclo e EJA poderão participar com produções em vídeo e os do 3º ciclo com redações.

Os trabalhos devem ser encaminhados à Secretaria Municipal de Educação até o dia 31 de agosto e a premiação acontecerá no dia 25 de setembro, no auditório das Promotorias de Justiça.

Também a partir desta quinta-feira (5), o Edital do Concurso estará disponível para consultas.

Participaram da solenidade de lançamento o presidente do Instituto Ação Verde, Vicente Falcão, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Aclyse de Mattos, o representante da Águas Cuiabá, Luiz Barroso Fabiane, entre outros.

(Com informações da Assessoria).

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários