Você sabia que gatos de três cores são sempre fêmeas | MUVUCA POPULAR

Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018

CURIOSIDADES Terça-feira, 05 de Junho de 2018, 12h:35 | - A | + A




FELINOS

Você sabia que gatos de três cores são sempre fêmeas

Por: Da Redação

É isso mesmo, gatos que são brancos, pretos e de uma terceira cor — geralmente laranja — são costumam ser, na verdade, gatas. E o motivo envolve seu DNA!

Assim como nos seres humanos, a genética decide muito sobre a vida dos animais. No caso dos gatos, é na composição nos cromossomos que são decididas questões como as cores e os gêneros dos bichinhos.

Gatos nascem com dois cromossomos — as fêmeas têm dois X, e os machos possuem um X e um Y, herdando o X da mãe e o Y do pai, exatamente como nós, humanos.

E o que decide o tom do pelo é o cromossomo X. Portanto, no caso dos machos, é tudo muito simples: o que vier no gene da mãe é a cor do pet. No que diz respeito às fêmeas, se os dois fatores são iguais, o resultado é uniforme.

Mas quando os dois cromossomos X são referentes a diferentes cores, a gatinha vai ter ambas, com manchas variadas. E, como a natureza é algo incrível, a presença dessa combinação pode ser encontrada em diversos formatos, misturas, tonalidades e partes do corpo delas.

Elas podem estar nas patinhas, no tronco e até no nariz. Fofo, não?

E tem mais! Além das distribuições cromossômicas padrão, ainda é possível encontrar na natureza uma variação raríssima: uma exceção que acontece em apenas um a cada 3 mil gatos machos, quando há uma formação atípica na qual ele herda um cromossomo X extra. Nesse caso, o macho pode ser de três cores também!

 

 

Por - MegaCurioso

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários