IV Conferência de Cultura prioriza propostas para Indígenas | MUVUCA POPULAR

Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018

GERAL Quinta-feira, 27 de Setembro de 2018, 15h:58 | - A | + A




Barra do Garças

IV Conferência de Cultura prioriza propostas para Indígenas

Encontro reuniu 100 pessoas com intuito de debater a cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social

Economia Criativa e Inovação, foram alguns dos temas debatidos na IV Conferência Municipal de Cultura de Barra do Garças, realizada no dia 21/09/2018 no Anfiteatro Fernandes Peres de Farias e reuniu cerca de cem pessoas. O Encontro de Cultura foi realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura, contando com apresentações da Banda Municipal da cidade e da Companhia Akdorge Maracatu grupo Baque das Águas.

A Conferência promoveu debates acerca das atuais práticas culturais no município, enfatizando a valorização das culturas Afro-Indígenas brasileiras, destacando entre as propostas aprovadas:

"Governos municipais e estaduais fomentem obras acadêmicas e literárias que valorizem a pesquisa histórico-cultural dos povos indígenas e comunidades tradicionais, descritos pelos próprios, que vivenciam tais realidades. Para que assim os órgãos públicos competentes executem a lei 11.645/2018, que dispõe da 'história e cultura afro-brasileira e indígena' nas escolas."

Com caráter educativo, a IV Conferência Municipal de Cultura de Barra do Garças também aprovou como proposta a implementação de uma Agenda de Política Cultural de combate ao racismo e intolerância religiosa incentivando o envolvimento das instituições privadas, municipais, estaduais e federais com a participação de toda a comunidade. A ideia é que seja uma agenda de iniciativa municipal.

O encontro contou com a presença do Secretário Municipal de Cultura George Camara Maia, além de dois ex secretários, Divino Arbués e Alex Matos, contando também com a presença do Conselheiro Estadual de Cultura, Vidal de Alencar que foi o coordenador executivo da conferência e de líderes culturais como a indígena Samantha Ro'otsitsina de Juruna (Tsitsina Xavante), a Mestra de Maracatu Carla Costa e a representante da Nação Hip Hop Brasil, Annie Garcia.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários