TRE suspende processos de Taques devido pedido de suspeição de juiz | MUVUCA POPULAR

Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018

INVESTIGAÇÃO Quarta-feira, 29 de Agosto de 2018, 12h:00 | - A | + A




JUIZ AMIGO

TRE suspende processos de Taques devido pedido de suspeição de juiz

Os processos foram suspensos devido ligação do juiz Jackson Coutinho ao governador Pedro Taques

Por: Vitória Tumelero

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) acatou o pedido de suspeição do juiz auxiliar do próprio órgão, Jackson Coleta Coutinho, em processos em que o governador Pedro Taques (PSDB) seja alvo, pois há possibilidade de ligação entre o magistrado e o candidato à reeleição. De acordo com a decisão do juiz titular, Ricardo Gomes de Almeida, as ações devem ser suspensas até que seja determinada a sentença sobre a suspeição.

A requisição foi feita pela Procuradoria Regional Eleitoral, que alega uma conexão entre Coutinho e Taques por meio do irmão do juiz, Zidiel Coutinho, assessor especial no Gabinete de Governo desde abril de 2018.

Na decisão, Ricardo Gomes reconheceu a ligação e determinou "Suspendo o curso processual do processo principal até o deslinde final da exceção de suspeição apresentada, devendo, para tanto, ser certificado naqueles autos o recebimento da presente exceção”.

O processo ao qual Taques é alvo foi instaurado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), onde Coutinho negou em cárater liminar a ação em julho deste ano. A acusação é de que a coligação "Segue em Frente Mato Grosso", de Taques, tenha realiza propaganda eleitoral extemporânea em reuniões com servidores. Porém, de acordo com Coutinho, não houve pedido explícito de votos.

O irmão do magistrado, Zidiel Coutinho, fazia parte da "Tropa de Choque" do ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, até ser aliciado por Pedro Taques ao ser nomeado como Assessor Especial I (DGA-2), no Gabinete de Assuntos Estratégicos, em 2017. Atualmente, Zidiel recebe um salário de quase R$ 10 mil e ocupa o cargo de 2º escalão no Gabinete do Governo.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários