Após apelos, museus de Cuiabá serão reabertos até agosto  | MUVUCA POPULAR

Terça-feira, 16 de Outubro de 2018

MATO GROSSO Quarta-feira, 16 de Maio de 2018, 19h:48 | - A | + A




CULTURA

Após apelos, museus de Cuiabá serão reabertos até agosto

A Secretaria de Estado de Cultura (Sec) anunciou, nesta quarta-feira (16), que os museus de Arte de Mato Grosso, de Arte Sacra e o de História Natural Casa Dom Aquino devem voltar a funcionar a partir do mês de agosto deste ano. O governador Pedro Taques garantiu a assinatura de todos os contratos da Sec para o mês de junho, e, a partir daí, as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) terão 60 dias para reabri-los.

De acordo com a assessoria da Sec, o governador fez um acordo com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – Condes, que garante as assinaturas dos contratos. Por recomendação do Condes, o secretário de cultura Gilberto Nasser já se reuniu com cada OSC proponente, para alguns ajustes necessários nos repasses e metas de execução, que garantirão o pleno funcionamentos dos três museus.

Após apelos, museus de Cuiabá serão reabertos até agosto
O problema dos museus tem tirado o sono do governo e de artistas há algum tempo. Foi em junho de 2017 que a Secretaria de Estado de Cultura, na época, ainda sob o comando do maestro Leandro Carvalho, anunciou que os museus da cidade seriam geridos por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) - a exemplo do Cine Teatro, que já estava sob os comandos da Associação Cultural Cena Onze – e lançou edital de chamamento público para tal.  
Entravam no edital os museus de Arte Sacra, Museu Histórico, Residência dos Governadores, Museu de Arte de Mato Grosso, Memorial Rondon e da Galeria Lavapés. As inscrições foram encerradas em 7 de julho de 2017, mas, desde então, mesmo com as associações vencedoras já escolhidas, os locais continuam de portas fechadas. O motivo? Falta de recursos.
Na última semana, artistas de Mato Grosso criaram uma petição pública pedindo a reabertura dos museus. Até o momento, são 503 assinaturas.  Além dos museus já contemplados em edital, existem outras situações. O Museu Histórico teve seu edital suspenso. A Residência dos Governadores foi cedida à Comissão 300 anos, sem consulta pública. E o Museu Pré-Histórico Casa Dom Aquino, por sua vez, é o único de portas abertas, em um acordo com a Secretaria de Cultura, porém aguardando assinatura do termo de colaboração de Edital homologado.
Com a assinatura do governador, serão reabertos o Museu de Arte de Mato Grosso e Galeria Lava Pés, Museu de Arte Sacra de Mato Grosso e Museu de História Natural Casa Dom Aquino.  O secretário Gilberto Nasser reforça a importância dos equipamentos culturais para a sociedade: “Estamos muito felizes em solucionar esse impasse. Desde o primeiro dia da minha gestão, o governador mostrou muita sensibilidade na resolução de tal impasse. E ainda, se faz muito importante reafirmar que os museus e seus acervos em nenhum momento estiveram abandonados", disse.
O secretário relatou, ainda, que "semanalmente, uma equipe especializada da SEC formada por arquitetos, engenheiros civis e eletricistas, historiadores, além de um profissional conservador restaurador, seguindo padrões internacionais de acervos museológicos (Instituto Canadense de Conservação e o Icom e Icrom), garantem a integridade dos acervos de cada museu”.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Redução já gera atrito entre poderes
Deputado vai se dedicar aos negócios
Críticos serão indenizados após 10 anos
Deputada deve mudar de lado no segundo mandato
Afirma Nelson Barbudo

Últimas Notícias
16.10.2018 - 14:13
16.10.2018 - 14:11
16.10.2018 - 11:44
16.10.2018 - 11:30




Informe Publicitário