Obras de artista de MT inspiram samba enredo de escola de samba do RJ que homenageia os 300 anos de Cuiabá | MUVUCA POPULAR

Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2019

MATO GROSSO Quinta-feira, 07 de Fevereiro de 2019, 10h:00 | - A | + A




CARNAVAL

Obras de artista de MT inspiram samba enredo de escola de samba do RJ que homenageia os 300 anos de Cuiabá

Por: Redação

Prestes a completar 300 anos de fundação, Cuiabá será homenageada com o samba enredo da Escola de Samba Magnólia Brasil de Niterói (TJ). O desfile contará a história e origem da capital mato-grossense, inspirado nas pinturas do artista plástico Wander Melo, de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.

Com o tema “A Corte de Magnólia Brasil em Terras Cuyabanezas”, o desfile mostrará a arte, a cultura e costumes do povo cuiabano, assim como as riquezas naturais da região.

Conforme o artista plástico, as danças típicas, como o siriri, o cururu e o rasqueado; a culinária, que tem como principais pratos a farofa de banana e a 'Maria Izabel'; a religiosidade, a devoção aos santos; os costumes dos ribeirinhos; a riqueza da fauna, da flora e as belezas naturais do Pantanal mato-grossense, vão fazer parte das fantasias e alegorias.

 

O enredo

 

O enredo que conta a história de Cuiabá é dividido em três partes: ''A chegada da Corte Magnólia Brasil em São Gonçalo Beira Rio', 'A Cultura do Povo Cuiabano' e 'Parabéns Cuiabá pelos 300 anos'.

A inspiração no tema contado foi por várias obras do pintor Wander Melo, como 'Encontro dos Ipês', 'Rio Corrente' e 'Ataque da Onça'.

Além dessas obras, há outras obras pintadas pelo artista, que darão o tom e a criatividade da escola no desfile.

 

A escola

 

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Magnólia Brasil foi fundada em 1º de dezembro de 2010, no Bairro Fonseca, em Niterói. Está no grupo A, elite das escolas de samba de Niterói.

 
Wander Melo é de Rondonópolis — Foto: Wander Melo/ Arquivo pessoalWander Melo é de Rondonópolis — Foto: Wander Melo/ Arquivo pessoal

Wander Melo é de Rondonópolis — Foto: Wander Melo/ Arquivo pessoal

 

 

O artista

 

O artista plástico Wander Jose de Melo é natural de Rondonópolis e ficou conhecido no cenário artístico do estado por obras de arte pintadas que refletem o cotidiano e as belezas do Pantanal mato-grossense.

Com quase 40 anos dedicados à arte, já participou de exposições em vários estados do Brasil.

O Carnaval acontecerá entre os dias 1º e 5 de março deste ano.

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários