Fechar
Pela primeira vez
O México elegeu no domingo (1º) um novo presidente. Andrés Manuel López Obrador vai ser o primeiro político de esquerda a ocupar o cargo.
Quando o assunto ainda não era futebol, uma grande parte do México teve motivo para fazer festa: 53% dos mexicanos votaram em Andrés Manuel López Obrador para presidente.
No discurso da vitória, ele pediu a reconciliação dos mexicanos depois da divisão provocada pela campanha.
Obrador teve mais do que o dobro de votos do segundo colocado. O recado mais claro das urnas foi que o povo mexicano quer mudança.
Nos últimos 89 anos, o México teve apenas dois partidos na presidência. O principal foi o Partido Revolucionário Institucional, de centro, do atual presidente Enrique Peña Nieto, e do candidato José Antônio Meade.
O outro foi o Partido de Ação Nacional, de centro-direita, do candidato Ricardo Anaya.
Obrador é um político de esquerda, foi prefeito da Cidade do México e fundou há quatro anos o próprio partido, o Morena, Movimento de Regeneração Nacional. É considerado populista. Prometeu transformar o Palácio do Governo em parque público. Muitos mexicanos apostaram nele para dar jeito em dois problemas crônicos do México: a corrupção e a violência dos carteis de drogas.
Obrador também vai ter desafios na relação com os Estados Unidos. Um deles é a imigração. O presidente eleito do México, já chamou de “opressiva, racista e desumana” a política de tolerância zero do governo de Donald Trump com os imigrantes sem documentos. Nesta segunda-feira (2), Obrador disse que vai defender os mexicanos que vivem honestamente nos Estados Unidos e que quer uma relação de respeito entre os dois países.
O presidente americano, Donald Trump, contou que falou nesta segunda por telefone com Obrador, que trataram de imigração e comércio internacional. Trump apostou que Obrador vai ajudar os Estados Unidos com a segurança na fronteira.
Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia |
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.
04.09.2018 11h:11 » Lésbicas são chicoteadas por violar lei islâmica na Malásia
03.09.2018 11h:11 » 'Nada a Perder' já é o terceiro filme mais visto na história de Angola
31.08.2018 14h:02 » Bêbado, pai se envolve em acidente de kart e causa morte de filha de 4 anos
27.08.2018 19h:07 » As novas formas de roubo em países em que se usa cada vez menos dinheiro vivo
22.08.2018 20h:08 » Mulher ativista pode ser primeira executada por Arábia Saudita, diz ONG
15.08.2018 14h:02 » Mulher de 22 anos obtém sucesso em transplante de face após tentar suicídio
14.08.2018 13h:01 » Mujica renuncia ao cargo de senador por motivos pessoais e 'cansaço'