México elege primeiro presidente de esquerda: López Obrador | MUVUCA POPULAR

Terça-feira, 18 de Setembro de 2018

MUNDO Terça-feira, 03 de Julho de 2018, 10h:42 | - A | + A




Pela primeira vez

México elege primeiro presidente de esquerda: López Obrador

Por: O Globo

O México elegeu no domingo (1º) um novo presidente. Andrés Manuel López Obrador vai ser o primeiro político de esquerda a ocupar o cargo.

Quando o assunto ainda não era futebol, uma grande parte do México teve motivo para fazer festa: 53% dos mexicanos votaram em Andrés Manuel López Obrador para presidente.

No discurso da vitória, ele pediu a reconciliação dos mexicanos depois da divisão provocada pela campanha.
Obrador teve mais do que o dobro de votos do segundo colocado. O recado mais claro das urnas foi que o povo mexicano quer mudança.

Nos últimos 89 anos, o México teve apenas dois partidos na presidência. O principal foi o Partido Revolucionário Institucional, de centro, do atual presidente Enrique Peña Nieto, e do candidato José Antônio Meade.

O outro foi o Partido de Ação Nacional, de centro-direita, do candidato Ricardo Anaya.

Obrador é um político de esquerda, foi prefeito da Cidade do México e fundou há quatro anos o próprio partido, o Morena, Movimento de Regeneração Nacional. É considerado populista. Prometeu transformar o Palácio do Governo em parque público. Muitos mexicanos apostaram nele para dar jeito em dois problemas crônicos do México: a corrupção e a violência dos carteis de drogas.

Obrador também vai ter desafios na relação com os Estados Unidos. Um deles é a imigração. O presidente eleito do México, já chamou de “opressiva, racista e desumana” a política de tolerância zero do governo de Donald Trump com os imigrantes sem documentos. Nesta segunda-feira (2), Obrador disse que vai defender os mexicanos que vivem honestamente nos Estados Unidos e que quer uma relação de respeito entre os dois países.

O presidente americano, Donald Trump, contou que falou nesta segunda por telefone com Obrador, que trataram de imigração e comércio internacional. Trump apostou que Obrador vai ajudar os Estados Unidos com a segurança na fronteira.

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Rejeição a Taques em Sinop é falta de comunicação
Cuiabá amanhece ‘forrada’ de verde
MPF critica a troca de acusações entre candidatos
Ex-coordenador de campanha de Taques é condenado
TRE mantém propaganda de Wellington Fagundes

Últimas Notícias
18.09.2018 - 14:05
18.09.2018 - 13:33
18.09.2018 - 13:22
18.09.2018 - 12:18


Pedro Taques (PSDB)

Mauro Mendes (DEM)

Wellington Fagundes (PR)

Moisés Franz (Psol)

Arthur Nogueira (Rede)



Informe Publicitário