Tailândia já resgatou 8 meninos em caverna; restam 4 garotos e o treinador | MUVUCA POPULAR

Terça-feira, 18 de Setembro de 2018

MUNDO Segunda-feira, 09 de Julho de 2018, 11h:09 | - A | + A




ALIVIO

Tailândia já resgatou 8 meninos em caverna; restam 4 garotos e o treinador

Por: Estadão

Quatro meninos foram resgatados de uma caverna alagada na Tailândia nesta segunda-feira, 9, segundo a Marinha tailandesa. Com isso, já são oito os garotos retirados das galerias subterrâneas, 16 dias após eles terem ficado presos no complexo de túneis, em razão de uma tempestade que inundou o local. Ainda estão na caverna quatro meninos e seu treinador de futebol, de 25 anos.  

Segundo o ex-governador da Província de Chiang Rai, Narongsak Osattanakorn, os trabalhos foram retomados às 11 horas da segunda (1h em Brasília). "Todas as condições estão tão boas como estavam ontem (domingo)", disse Narongsak. "Hoje estamos tão prontos como ontem e faremos (o resgate) mais rápido porque temos medo da chuva", acrescentou.

As operações correm contra o tempo para salvar os garotos, com idades entre 11 e 16 anos, e seu técnico, enquanto a temporada das chuvas de monções se aproxima. Os trabalhos para bombear água são incessantes e, segundo autoridades, os níveis de água no interior da caverna não aumentaram.

Os quatro garotos que foram resgatados no domingo estão felizes e têm boa saúde, de acordo com informações de autoridades tailandesas. Eles tiveram que atravessar passagens escuras, apertadas e tortuosas para chegar à saída da caverna. "Esta manhã eles disseram que estavam com fome e queriam comer khao pad grapao", disse o governador interino, referindo-se a um prato tailandês de carne frita com pimenta e manjericão, servido com arroz.

Mesmo apresentando boa saúde, os meninos passam por exames médicos em um hospital provincial e ainda não têm permissão para entrar em contato com seus parentes, devido ao risco de infecções. Os garotos puderam ver suas famílias através de uma divisória de vidro, disse o chefe da operação.

Segundo o ministro do Interior da Tailândia, Anupong Paojinda, a equipe de resgate é a mesma que retirou as primeiras quatro crianças da caverna. O grupo precisou pausar a operação de resgate por mais de dez horas para reabastecer os reservatórios de oxigênio utilizados na travessia nas áreas submersas. O representante do governo também afirmou que as crianças salvas estão em estado estável no hospital, mas ainda serão mantidas separadas dos pais por causa de riscos de infecções.

Primeira fase

A primeira etapa da operação de resgate foi realizada entre a madrugada e início da manhã de domingo, 8 (início da manhã e fim da tarde, no horário local) e retirou quatro das 12 crianças que estavam presas dentro da caverna. Os menores receberam os primeiros atendimentos no hospital de campanha montado perto da entrada da caverna e foram encaminhados de helicóptero para um hospital em Chiang Rai, onde um andar inteiro foi reservado para as crianças. 

Segundo o chefe da operação, governador interino da Província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, as condições para o resgate estavam perfeitas e que a operação "foi melhor que o esperado". Ao todo, 90 mergulhadores participam do resgate - entre membros da Marinha tailandesa e estrangeiros. A previsão é que os trabalhos durem por dias.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Rejeição a Taques em Sinop é falta de comunicação
Cuiabá amanhece ‘forrada’ de verde
MPF critica a troca de acusações entre candidatos
Ex-coordenador de campanha de Taques é condenado
TRE mantém propaganda de Wellington Fagundes

Últimas Notícias
18.09.2018 - 13:33
18.09.2018 - 13:22
18.09.2018 - 12:18
18.09.2018 - 11:38


Pedro Taques (PSDB)

Mauro Mendes (DEM)

Wellington Fagundes (PR)

Moisés Franz (Psol)

Arthur Nogueira (Rede)



Informe Publicitário