AL irá debater saúde pública nessa semana  | MUVUCA POPULAR

Sábado, 21 de Julho de 2018

PARLAMENTO Sexta-feira, 29 de Junho de 2018, 09h:06 | - A | + A




SAÚDE PÚBLICA

AL irá debater saúde pública nessa semana

s pautas tratam-se, uma da prevenção e controle de doenças respiratórias, e a outra sobre o incentivo à doação de sangue

Por: Redação

Na próxima quinta-feira (05), no auditório Deputado Licínio Monteiro, a Assembleia Legislativa irá debater com a sociedade dois projetos de lei que tratam de políticas públicas de saúde, a partir das 14h. As pautas tratam-se, uma da prevenção e controle de doenças respiratórias, e a outra sobre o incentivo à doação de sangue.

Com o objetivo de desenvolver ações de prevenção e controle das doenças respiratórias, o projeto de lei nº 344/2015 visa instituir a Semana Estadual “Respira Bem Mato Grosso”. A data de 21 de junho foi escolhida por ser o Dia nacional do Combate à Asma, além de ser o início da temporada de seca no estado.

Segundo o autor dos dois projetos a serem discutidos na audiência pública, o deputado estadual Dr. Leonardo (Solidariedade) “A incidência de doenças respiratórias tem aumentado gradativamente. Sabemos o quanto o clima de mato-grossense, durante a temporada de seca, pode contribuir para o aumento de casos de renite alérgica, complicações devido a asma e doenças pulmonares”, alertou.

O outro projeto de lei nº 187/2018 visa instituir 14 de junho como dia estadual do “Doador Voluntário de Sangue”. A intenção é tentar ampliar o número de doadores de sangue, atualmente abaixo o ideal, conforme indicadores do Ministério de Saúde.

“Os dados apontam que somente 1,9% dos brasileiros é doador de sangue, sendo que o ideal seriam 3%. É muito difícil as pessoas se proporem a doar sem ter algum familiar ou amigo necessitando de transfusão. Essa é uma realidade triste que precisamos mudar”, encerrou Dr. Leonardo.

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários