Maluf quer entregar parques à iniciativa privada  | MUVUCA POPULAR

Sexta-feira, 22 de Junho de 2018

PARLAMENTO Sexta-feira, 08 de Junho de 2018, 08h:45 | - A | + A




PÚBLICO-PRIVADA

Maluf quer entregar parques à iniciativa privada

A Iniciativa privada da gestão de parques públicos em MT pode garantir melhorias nestes espaços de lazer da população

Por: Redação

A permissão à iniciativa privada da gestão de parques públicos em Mato Grosso é uma alternativa que pode garantir melhorias nestes espaços de lazer da população, ao mesmo tempo em que libera o Estado dos pesados encargos de manutenção. A defesa desta modalidade de parceria público-privada foi feita pelo deputado Guilherme Maluf (PSDB) da tribuna da Assembleia Legislativa esta semana. Em abril de 2016, quando assumiu o cargo de governador por alguns dias, Maluf assinou Termo de Intenção de Compromisso de revitalização do Parque Mãe Bonifácia, que assegurou a recuperação de 9 km de trilhas, pista de areia, estacionamento e sinalização horizontal.

Durante debate em plenário nesta semana, o deputado declarou que o secretário de Meio Ambiente, André Baby, confirmou um novo investimento no Mãe Bonifácia.  Um termo de compromisso de compensação ambiental vai gerar recursos da ordem de R$ 2,5 milhões para a construção de novos banheiros, academias ao ar livre, adequação de pista de areia, construção de um portal na avenida Filinto Muller, construção de torre de observação e reforma da Casa Grande que deve sediar o Museu Dante de Oliveira.

"Ainda há necessidade de mais investimentos e estou propondo a realização de uma audiência pública sobre a possibilidade de concessões dos parques da cidade. Por mais que o poder público se esforce, estes investimentos são altos e temos em outros estados alternativas interessantes. Em São Paulo, o ex-prefeito João Dória (PSDB) começou um processo de concessão do Parque Ibirapuera. Talvez esta seja uma saída para se obter mais recursos para a manutenção e gestão dos parques, melhorando as condições de usufruto para a população", declarou Maluf.

Na audiência pública proposta, seria apresentado um plano diretor estabelecendo com clareza os limites, obrigações e direitos do gestor privado e que reafirme sem margem de dúvida o interesse público dos parques. Além de assumir os custos de manutenção, o concessionário que vencer a licitação terá que investir anualmente os recursos necessários à ampliação e melhoria das instalações, além da despoluição de córregos e outras medidas preservacionistas. Além do Mãe Bonifácia, o maior parque público de Mato Grosso, a concessão poderia se estender aos outros parques situados em bairros da capital.

Área de convivência

Com mais de 77 hectares de vegetação nativa que abriga várias espécies de pequenos animais e pássaros, o Parque Mãe Bonifácia foi criado pelo governo do estado em 2000. Conforme dados da administração, a unidade recebe um público diário de mais de 600 pessoas em dias úteis e cerca de 1200 visitantes, por dia, nos feriados e fins de semana.

Os parques são espaços públicos e de convivência. Não são só áreas verdes essenciais na obtenção de equilíbrio entre o processo de urbanização contemporâneo e a preservação do meio ambiente, mas também têm importância especial como acesso dos cidadãos à cidadania. Como infraestruturas a serviço do meio ambiente, de interesse natural e ecológico, os parques são suporte de migrações, florações, habitats e nichos ecológicos, interações ecossistêmicas e minimização de riscos.

O deputado Guilherme Maluf lembrou que além dos benefícios à saúde e proteção ambiental, a conexão com o lugar, com a memória da cidade, aumenta o respeito pela cidade e pelo papel do espaço público, de convivência, além de melhorar a qualidade de vida coletiva e individual.

(Com informações da Assessoria).

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Jogo duplo de candidato pode enterrar sua eleição
Veja o resultado completo
Deputado desafia governador e chama de porcaria
PT, MDB e PSDB possuem as maiores quantias
Enquanto se "estapeiam" republicano cresce

Últimas Notícias
21.06.2018 - 17:31
21.06.2018 - 16:43
21.06.2018 - 16:20
21.06.2018 - 16:00


Nenhum deles

Mauro Savi

Wilson Santos

Wagner Ramos

Eduardo Botelho

Prof. Allan Kardec

Nininho

Janaina Riva

Valdir Barranco

Romualdo Júnior

Saturnino Masson

Silvano Amaral

Sebastião Rezende

Max Russi

Guilherme Maluf

Gilmar Fabris

Dilmar Dal Bosco

Max Russi

Roberto Bezerra

Niuan Ribeiro

Paulo Araújo

Antônio Marçal

Josair Lopes

Waldir Caldas

Diany Dias

João Batista

Oscarlino Alves

Edmundo César

Henrique Lopes

Suelme Evangelista

Carlos Avalone

Carlos Brito

Leonardo Oliveira

Layr Mota

Cabo Juliano

Dr. Edvaldo

Professora Rita

Nieta

Sergio Lader

Diego Guimarães

Juca do Guaraná

Faissal

Gilmar Fabris

Ademir Brunetto

Pedro Satélite

Oscar Bezerra

Zeca Viana

Luizinho Magalhães

Baiano Filho

Branquinha

Jajah Neves

José Antônio Pilegi

Luis Braz

Emílio Populo

Marcio Mendes

Cláudio Sena

Emídio de Souza

Major EB Cicero

Guarda Sttefany

Auditor Claudemir

Sargento Joelson

Gisele Lopes

Dr. Divino Henrique

Sr. Elias

Dr. Ardonil



Informe Publicitário