Projeto quer passar gestão de parque ao governo  | MUVUCA POPULAR

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018

PARLAMENTO Segunda-feira, 25 de Junho de 2018, 09h:40 | - A | + A




Projeto quer passar gestão de parque ao governo

Por: Redação

A audiência pública “Estadualização do Parque Nacional de Chapada”, presidida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB) na Assembleia Legislativa, foi criada com o objetivo de debater a situação do local.

Segundo o parlamentar, o parque, criado há quase 30 anos, no governo de José Sarney, metade dos proprietários do local não foram indenizados, há denúncias de truculência, destruição de patrimônio e o ICMBio reclama que não tem a estrutura necessária para gerir o parque.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio) é o atual responsável pelo gerenciamento do parque. A representante do instituto garante que o local consegue atender o público de forma satisfatória e que o maior desafio é cuidar de toda extensão do parque.

O Ministério Público Federal também é contra a estadualização do parque. O órgão afirma que a proposta parece que nasceu morta e justifica que o parque se constitui em Unidade de Conservação de Proteção Integral de Posse e domínio federal.

Por esse motivo, encontra-se fora da esfera de poder do estado de Mato Grosso e que é notória a atual dificuldade orçamentária do estado, que já tem comprometido o bom cumprimento de suas mais básicas obrigações financeiras, pondo em dúvida a real capacidade de gerir e aportar recursos.

“A nota dos Ministérios já era esperada. Nós já conhecíamos a posição, não causou nenhuma surpresa e também não vai arrefecer o nosso ânimo, nosso desejo de continuar discutindo o papel do Parque”, finalizou Wilson Santos.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários