Sindicatos denunciam empréstimos indevidos a servidores | MUVUCA POPULAR

Domingo, 24 de Junho de 2018

PARLAMENTO Quinta-feira, 14 de Junho de 2018, 08h:37 | - A | + A




CPI DOS CONSEGUINADOS

Sindicatos denunciam empréstimos indevidos a servidores

Por: Redação

O advogado do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma), Bruno Alvares, afirmou na manhã desta terça feira (12), à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Consignados que existem inúmeras fraudes nos contratos de consignação. Entre elas a falsificação de assinaturas nos contratos. Além disso, os sindicatos denunciaram cobrança de juros abusivos e assédio por parte das instituições financeiras.

“Existe caso que o servidor se surpreende com o dinheiro creditado na conta dele, mesmo sem ter feito empréstimo nenhum. E existe servidor que surpreende com o desconto feito no holerite e ele nunca viu aquele dinheiro. Com toda certeza existe uma

Outra pauta levada à CPI foi sobre a dificuldade para ter acesso ao contrato realizado entre os bancos e os servidores. A falta de poder de negociação também foi pontuada pelo representante da Sisma.

“Os grandes bancos não possuem seus escritórios de advocacia sediados em Cuiabá, então eles comparecem aqui normalmente por meio dos seus correspondentes, advogados contratados unicamente para representá-los naquela ação, porém sem qualquer poder de negociação e isso limita, impossibilita qualquer possibilidade, enquanto advogado, firmar qualquer acordo em benefício do servidor público”, afirma o advogado. fragilidade muito grande nessa política de guarda de dados, tanto do Estado como dessas instituições financeiras”, disse Bruno.

Além do representante do Sisma, Orlando Francisco, secretário de Finanças do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), citou casos em que servidores foram vítimas da fragilidade do banco de dados dos bancos ou do Estado.

“Tem servidores que tiveram seus documentos usados ilegalmente. Muita gente nos procura pedindo ajuda. Isso é uma situação que precisa ser esclarecida e tem que encontrar um mecanismo que seja mais consistente para o próprio servidor”, disse Orlando.

Durante a reunião, a presidente interina do Sisma, Ana Cláudia Machado, solicitou um requerimento pedindo transparência sobre o Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Pessoal do Estado de Mato Grosso (Fundesp) ao presidente da CPI, o deputado Guilherme Maluf (PSDB).

“Esse é um fundo que é constituído nessa relação de consumo do servidor, quando ele adquire o empréstimo consignado e confesso que até eu não tenho conhecimento de como ele é aplicado, como ele retorna ao servidor, onde está sendo depositado, se tem uma conta única. Então aprovamos o requerimento para ter mais conhecimento sobre o Fundesp”, afirma o deputado.

A próxima fase da CPI é ouvir as instituições financeiras. Cinco bancos já foram convocados, que são: BMG, Daycova, Olé Bonsucesso Consignado S.A., Banco do Brasil e o Panamericano, atual Banco Pan.

“Eu vou exigir que os representantes desses bancos sejam pré-qualificados, pois não adianta mandar gente que não entenda sobre o assunto. Vamos iniciar as tratativas com as instituições com consenso e tranquilidade”, concluiu o parlamentar.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Emanuel falará com a imprensa pela tarde
Gosto por carros era tanto que faltou fazer sexo
Veja o resultado completo
Jogo duplo de candidato pode enterrar sua eleição
PT, MDB e PSDB possuem as maiores quantias

Últimas Notícias
24.06.2018 - 18:18
24.06.2018 - 18:17
24.06.2018 - 15:58
24.06.2018 - 10:30


Nenhum deles

Mauro Savi

Wilson Santos

Wagner Ramos

Eduardo Botelho

Prof. Allan Kardec

Nininho

Janaina Riva

Valdir Barranco

Romualdo Júnior

Saturnino Masson

Silvano Amaral

Sebastião Rezende

Max Russi

Guilherme Maluf

Gilmar Fabris

Dilmar Dal Bosco

Max Russi

Roberto Bezerra

Niuan Ribeiro

Paulo Araújo

Antônio Marçal

Josair Lopes

Waldir Caldas

Diany Dias

João Batista

Oscarlino Alves

Edmundo César

Henrique Lopes

Suelme Evangelista

Carlos Avalone

Carlos Brito

Leonardo Oliveira

Layr Mota

Cabo Juliano

Dr. Edvaldo

Professora Rita

Nieta

Sergio Lader

Diego Guimarães

Juca do Guaraná

Faissal

Gilmar Fabris

Ademir Brunetto

Pedro Satélite

Oscar Bezerra

Zeca Viana

Luizinho Magalhães

Baiano Filho

Branquinha

Jajah Neves

José Antônio Pilegi

Luis Braz

Emílio Populo

Marcio Mendes

Cláudio Sena

Emídio de Souza

Major EB Cicero

Guarda Sttefany

Auditor Claudemir

Sargento Joelson

Gisele Lopes

Dr. Divino Henrique

Sr. Elias

Dr. Ardonil

Eliseu Nascimento

Samir Katumata

Dilemário Alencar

Gislene Cabral

Madona

Túlio Fontes

Joyce Lombardi

Miley Alves

Lúdio Cabral

Césare Pastorello

Dr. Daude

Edinho Paiva

Alex Rabelo

Leonice Lotufo

Djalma Sabo Mendes

Maviane Ramalho



Informe Publicitário