Lava Jato virou uma organização criminosa, diz advogado | MUVUCA POPULAR

Terça-feira, 16 de Outubro de 2018

POLÍTICA Quarta-feira, 06 de Junho de 2018, 14h:14 | - A | + A




Máfia das delações

Lava Jato virou uma organização criminosa, diz advogado

Por: Redação

O ex-advogado da Odebrecht Rodrigo Tacla Duran denunciou na terça-feira (5) que há um verdadeiro esquema suspeito em torno da Operação Lava Jato que deve ser investigado, pois envolve comércio de delações, proteções, extorsões, tráfico de influência e seletividade nas decisões da força tarefa comandada pelo juiz Sérgio Moro.

Em depoimento em audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Tacla Durán afirmou que o esquema movimenta milhões de dólares e também pôs em xeque a veracidade de provas apresentadas pela Odebrecht a partir dos sistemas de planilhas Drousys e MyWebDay – largamente utilizados pela Lava Jato para condenar réus.

O advogado garantiu, com base em perícia feita na Espanha, que o sistema de planilhas que controlava as propinas pagas pela Odebrecht a autoridades foi adulterado antes do início da investigação da Operação Lava Jato.

 

Vítimas – Arrolado como testemunha de defesa de Lula, Durán foi impedido de depor por Moro. “Não querem me ouvir porque têm medo do que vou dizer”, disse Durán por vídeo conferência direto da Espanha, onde mora. Segundo ele, ao não permitir seu depoimento, Moro cerceia o seu direito de defesa e o de outras vítimas da força tarefa de Curitiba. Todas as denúncias de Tacla Durán estão documentadas.

O juiz Moro não quer ouvir Durán pois sabe que seu depoimento fará ruir toda a narrativa e as teses construídas pela Lava Jato

O deputado Wadih Lula Damous (PT-RJ), autor do requerimento que propôs a audiência pública, disse que durante quase quatro horas de depoimento Tacla Durán pôde mostrar “o lado oculto da Lava Jato que a TV Globo e a grande mídia não mostram”. Todos os documentos apresentados por Durán já na CPI da JBS, no ano passado, e revelados hoje atestam “que a Lava Jato virou uma organização criminosa”.

Wadih lamentou que as denúncias do advogado não sejam apuradas pela Procuradoria-Geral da República, apesar de representação encaminhada pela Bancada do PT em dezembro e há poucos dias arquivada pela procuradora-geral Raquel Dodge.

O líder do PT na Câmara, Paulo Lula Pimenta (RS), frisou que o depoimento de Tacla Durán mostrou não só “esquemas criminosos e de enriquecimento de pessoas no entorno da Lava Jato”, como a seletividade de Moro. “O juiz da República de Curitiba não quer ouvir Durán pois sabe que seu depoimento fará ruir toda a narrativa e as teses construídas pela Lava Jato”, disse o líder. Na expectativa de Pimenta, esses pontos suspeitos deverão ser esclarecidos por uma CPI na Câmara que vai apurar a máfia das delações na Lava Jato.

 “Proteção” – Mas além de fraudes nos sistemas eletrônicos de contabilidade da Odebrecht, Tacla tocou num ponto sensível para Sérgio Moro: o seu amigo, padrinho de casamento e ex-sócio de sua mulher, Rosângela Moro, o advogado Carlos Zucolloto Junior.

Segundo Durán, no momento em que negociava uma delação, Zucolotto ofereceu-lhe a venda de proteção na Lava Jato. Disse que Zucolotto lhe ofereceu reduzir sua multa de US$ 15 milhões para US$ 5 milhões se o pagamento fosse feito em uma conta bancária em Andorra. O pagamento era para “melhorar” o acordo de delação de Durán com os procuradores da Lava Jato, liderados por Deltan Dallagnol. “Percebi que as preocupações eram estritamente financeiras”, destacou o advogado.

Tacla Durán frisou que Moro tem um lado obscuro, que é o de cercear o direito à defesa. “Desde 2016 quando me apresentei à força tarefa da Lava Jato para dizer que era advogado da Odebrecht sou tratado como criminoso. Nunca apresentaram provas contra mim. Aqui na Espanha já arquivaram acusações contra mim por falta de provas”, disse.

 

CPI – O advogado acusou a Lava Jato de se tornar um polo de poder político capaz de moer reputações, de destruir empresas e instituições”. “Digo isso com tranquilidade, pois jamais fui filiado ou militei em qualquer partido político”. Criticou também o método de Moro, adotado por ditaduras, de forçar delações com ameaças a familiares de envolvidos em suspeitas de irregularidades.

O próprio deputado Paulo Pimenta listou mais de 20 casos de pessoas submetidas a torturas psicológicas de Moro e procuradores da Lava Jato. Para o parlamentar, dona Marisa Letícia, mulher de Lula, morreu em meio à perseguição promovida contra si pela “república de Curitiba”.

Durán contou aos deputados que já respondeu a três oitivas do Equador, uma de Andorra, uma da Suíça, uma de Antigua e Barbuda, uma do México, uma do Peru, uma da Argentina e uma do Brasil.  No caso da oitiva solicitada pelo Ministério Público Federal, marcada para 4 de dezembro de 2017, na presença de um juiz e de um procurador espanhóis, Tacla Durán compareceu mas os procuradores brasileiros simplesmente não foram — dentre eles, Roberson Henrique Pozzobon e Orlando Martello Jr.  O MPF não explicou o motivo da desistência.

Em novembro de 2016, Duran teve a prisão preventiva decretada pelo juiz federal Sérgio Moro, foi preso na Espanha, mas libertado porque tem dupla cidadania, o que impediu a extradição.  Durán trabalhou como advogado para a Odebrecht entre 2011 e 2016.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(12) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Carlos Nunes - 07-06-2018 14:21:18

Em resposta ao Colírio e a Márcia...vivemos numa Guerra faz tempo, mas, cegos que não querem ver, não damos conta disso. Anualmente são assassinados no Brasil mais de 50 Mil pessoas, tem ano que bate os 100 Mil...e ficamos preocupados pra ver se existe alguma Guerra no mundo - ora, a mortandade é por aqui mesmo. O maior indicador social do país já é incalculável...em cada cidade brasileira, em cada bairro, tem uma porção de bocas de fumo, e traficantes loucos pra adotar o filho de alguém pra encher os bolsos com o maldito dinheiro das drogas. O número de facções criminosas, do FHC pra cá, passou de 1 pra 87 facções, cresceu mais no governo do cara mais honesto do país. Aquele que desarmou os cidadãos de bem, enquanto deixou as armas com os bandidos, e fronteira aberta com a Venezuela, Bolívia, tudo dos compadres Chavez e Moralles. Hoje a bandidagem, sabendo que 90% da população tá desarmada, escolhe casa, loja, banco, etc, que vai assaltar...ficaram audaciosos a beça. Há pouco tempo os sites da Capital deram uma sequência de notícias trágicas> bandido invade casa e estupra mulher na frente do marido...estupra na frente da filha...estupra na frente da mãe. Ficou como o Datena já havia alertado: primeiro os bandidos vão tomar as ruas, depois vai invadir as casas. Durante muito tempo o Bem recuou, e o mal avançou...agora é difícil mudar isso, fazer o mal recuar pro Bem avançar. Meu candidato a presidente é o Bolsonaro - com ele será Ou Vai Ou Racha...Ou conserta isso, ou vai ficar pior cada vez mais. Mas só não Bolsonaro não adianta, é preciso um Congresso Nacional Renovado, NOVOS Senadores, NOVOS deputados federais. Tudo novo, tudo zerado...Primeira coisa que o Bolsonaro tem que criar é um Departamento Nacional que controle todas as Licitações no país, extensivo às estaduais e municipais. Os mais de 70 Executivos delatores da Odebrecht disseram: o maior ralo da Corrupção no país são AS LICITAÇÕES. Coloca Exército, PF, pra tomar conta das Licitações milionárias e bilionárias...e fecha esse ralo. Aliás, algum Jornalista devia pegar tudo o que os Executivos da Odebrecht relataram na delação, mais o que o Joesly falou, e confeccionar o maior MANUAL DE CORRUPÇÃO do país. Seria um livro Best-seller. Tem todas as maneiras possíveis de passar a mão no dinheiro, sem deixar pistas.

Responder

4
0


Marcia - 06-06-2018 22:41:48

Guerra santa? Pureza ideológica? Seres humanos iluminados? Moro e selma são honestos? Amigo pensa bem no que você está acreditando.

Responder

10
4


Amendoim - 06-06-2018 20:27:52

Isso é coisa de "bofes", desses qie senta no colo e acaricia-os

Responder

5
5


colirio - 06-06-2018 18:18:06

Carlos Nunes ,acredita em Papai Noel ,Mula sem Cabeça ,Gremmelins , . Já ACREDITOU no; Aécio Neves ,Demóstenes ,Pedro Taques , Paulo Prado , Gilmar Mendes ...e agora ACREDITA no; Moro ,D.Dallagnol , Carmem Lúcia ,Fachin ...acredita no Dapena ,no Bóris Casoy , no Bonner (da boa noite).... acredita , em prêmios patrocinados pelo Dória ,em um PARAISO FISCAL( MÔNACO),onde selava mais dinheiro que máquina de lavar . Fazer o que né ,o cara acredita em tudo que é MERDA !!!

Responder

14
3


Carlos Nunes - 06-06-2018 18:05:28

Vou colocar nessa conversa um pouco de espiritualismo...pra descrever a situação trágica que se encontra o Brasil. Outro dia um senhor espírita me chamou e mostrou um Livro, chamado OS MORTOS FALAM - Capítulo 9 - Missão na Política Brasileira. O que só esse capítulo descreve? Descreve que há muito tempo tem Corrupção danosa no país, mas chegou a um certo nível do FHC pra cá, que nem o Céu aguentou mais. Diariamente MILHÕES de orações (católicos, evangélicos, espíritas e outros) chegam até o trono de DEUS, pedindo providência, que DEUS resolveu mandar os delatores premiados mesmos...não ia mandar Anjos, pois estes são puros. Os delatores são as linhas tortas de DEUS que farão a limpeza, abrirão o bico, contarão a verdade, desmascarão muitos lobos em pele de cordeiro. Tem hoje no Brasil uma Guerra Espiritual e Material...a turma da Corrupção, não quer deixar A GRANA de jeito nenhum, já tão viciados em passar a mão no dinheiro. Cada verba federal, estadual, municipal, que aparece eles arquitetam: Como vamos passar a mão no dinheiro? A Corrupção continua a todo vapor, mais camuflada do que nunca. A situação é tão grave, que o Livro enfatiza que 3 Exércitos Espirituais já atuam no Brasil. O inusitado nisso tudo é que 1 desses Exércitos é formado de ex-corruptos. Depois que desencarnaram foram feitos prisioneiros noutra dimensão, num presídio chamado de Vale dos Corruptos, tem corrupto pra burro. Como do outro lado não tem impunidade, eles arrependeram-se amargamente, e decidiram ajudar. Tarefa: Estão conversando com as pessoas que estão fazendo delação premiada, enquanto elas dormem, e saem do corpo a noite, mostrando que...o crime não compensa, que dizer a verdade reduz a pena do lado de lá. Silval já foi visitado por eles, e mudou, já tá fazendo curso de Teologia, já viu que o crime não compensou...A pena do outro lado passa dos 400 anos. Desmascarar ladrões, lobos em pele de cordeiro, reduz a pena. 1 dos Exércitos, dos 3 citados, tá protegendo várias autoridades de ataques, principalmente o MORO, a SELMA...o ataque deste lado é fichinha, do ataque que tem doutro lado, de Anjos caídos, que patrocinaram toda a Corrupção no Brasil. Os planos não são feitos deste lado...são feitos do outro, aqui só executa. A luta entre o Bem e o mal é ferrenha, antiga. É a luta do Cordeiro (JESUS) contra o Dragão (anjos caídos que influenciam a humanidade pro mal). Corrupção, drogas, decadência moral, crime organizado, são atributos do Dragão. Isso tá descrito na Bíblia, e por coincidência a Record tá passando a série Apocalipse, que aborda tudo isso...há uma inversão de valores tremenda. E em cada cidade brasileira, em cada bairro,tem facções, traficantes, loucos pra adotar o filho de alguém pra encher os bolsos com o maldito dinheiro da droga. Tudo que eu disse parece fantástico, de ficção, mas não é...lembremos do que disse o Shakespeare: entre o Céu e a Terra existe mais coisas do que imagina a nossa vã filosofia. Temos que levar o Brasil a sério, ou não?

Responder

7
5


Carlos Nunes - 06-06-2018 17:21:04

Em resposta ao Goethe...no país das inversões de valores, chamado Brasil, os éticos, honestos, que lutam pela verdadeira Justiça, serão taxados de corruptos, e os corruptos dirão que são os mais honestos do Brasil. Inversão de valores é assim mesmo, não é o gato que come o peixe, é o peixe que come o gato. Enquanto os cães ladram, a caravana passa...enquanto isso a University de Notre Dame conferiu o título de Doctor Laws Honoris causa ao MORO, por ele ter combatido a Corrupção no Brasil. Americano é fogo...tio Lula, tia Dilma, compraram até refinaria nos Estados Unidos, e por terem esculhambado a Petrobrás o acionistas americanos entraram na Justiça de lá, e a Justiça de lá que funciona, pediu indenização de 11 BILHÕES, Finalizando: Quem é Rodrigo Tacla Duran pra dizer alguma coisa? Advogado foragido da Lava Jato? Ex-advogado da Odebrecht?

Responder

6
12


jose geraldo pessoa vieira - 06-06-2018 17:52:18

MORO PARALISOU AS EMPREITEIRAS QUE PRESTAVAM SERVIÇO A PETROBRAS 140 BILHOES DE PREJUIZO SO EM 2015.. MORO QUEBROU 32 EMPREITEIRAS E AFETOU 51 MIL EMPRESAS MORO DESEMPREGOU 8 MILHOES MORO DEVERIA TER AFASTADO OS DIRIGENTES DE ENPRESAS QUE CONSIDERAVA INIDONIO...MAS PREFERIU PARALISAR OS SERVIÇOS PRESTADOS A PETROBRAS DEVIDO A ISTO A PETROBRAS DE VITIMA VIROU VILA.. PORQUE MORO CONTABILIZOU 6,7 BILHOES DE DESVIOS MAS CAUSOU 140 BILHOES POR ISSO...

Responder

10
4


Goethe - 06-06-2018 16:11:56

Ontem , na Câmara dos Deputados ( nunca vai passar na Globo do C. Nunes) , o Rodrigo Tacla Duran ,mostrou a ponta do Iceberg do MPF e a sombra do Moro!!! O seu PADRINHO de casamento ,e amigo intimo ,Sérgio ZUCOLOTTO , tentou extorquir U$ 5.000.000,00 do Tacla Duran ,numa DELAÇÃO PREMIADA . O ZUCOLOTTO ,disse ainda que pediria ao ¨DD ¨ ,que interviesse ,a seu favor se ele aceitasse a proposta de PROPINA !!! O Tacla Duran , disse ainda que se apresentou como testemunha ,e nunca foi aceito , pois o MORO disse que não encontra ele na Espanha para cita-lo...kkkkkkkk....e que a Justiça não tem recursos para ouvi-lo kkkkkkkkk....o Tacla Duran ,de quem o MORO tem PAVOR , disse ainda que a Odebretch , reuniu 77 diretores da empresa ,e prometeu a eles ,salários por 15 anos initerruptos se eles fizessem a tal DELAÇÃO PREMIADA ,aos Promoters Federais ,DIRECIONADA !!! Só MIDIÓTA pra acreditar no MORO e sua QUADRILHA !!!

Responder

13
3


BELOMT - 06-06-2018 15:36:57

SÓ VAMOS RESPEITAR A JUSTIÇA BRASILEIRA QUANDO VER SÉRGIO MORO PAGAR POR SEUS CRIMES DE ABUSO. CADEIA NELES

Responder

12
3


Thiago - 06-06-2018 14:59:56

Todos sabem que nessa lava jato a legalidade é coisa que não existe. Um aparato jurídico político com a finalidade de criminalizar o PT em especial Lula. NUNCA FOI CONTRA A CORRUPÇÃO. Aécio, Temer, Serra, aliás todo PMDB/PSDB estão aí para provar a grande farsa que é a lava jato. Desde muito tempo a corrupção existe e com os verdadeiros corruptos não acontece, só com o lula que resolveram mostrar trabalho que para mim não passa de uma jogada politica FORAMORO

Responder

11
6


Carlos Nunes - 06-06-2018 14:54:50

MORO, SELMA, só arranharam a pontinha do iceberg da Corrupção...o iceberg inteiro É GIGANTESCO. Precisaria de uns 10 MOROS, 10 SELMAS, ou de um Superman. Como não tem os 10 MOROS e SELMAS, nem Superman que é personagem do Gibi, devemos comemorar o estrago que 1 MORO e 1 SELMA fizeram nos Corruptos do Brasil. Com eles a gente começou a acreditar mais um pouco na Justiça. Antigamente prevalecia a famosa frase, atribuída ao Ulisses Guimarães, de que "cadeia no Brasil era só pra pobre, p... e p... A partir do Dr. JOAQUIM BARBOSA em diante passou a cadeia ser pra ex-presidente, ex-governador, ex-ministro, ex-prefeito, ex alguma coisa...englobou os poderosos. É evidente que os poderosos reagiram...tentaram até fazer uma PEC que tirava o poder de investigação do MP...por pouco essa PEC não passou. O futuro do Brasil tá nas nossas mãos, ou melhor dizendo na ponta de nosso dedo, quando apertarmos a urna eletrônica no dia da eleição. Já tem uma campanha no Brasil massificada, querendo que o eleitor nem vá votar, pra que os mesmos permaneçam. Devemos votar, elegendo uma nova safra de pessoas que comecem a escrever uma nova página na história política do país. E é bom avisar os eleitores NÃO VENDAM O VOTO JAMAIS! Quem vende o voto dá mandato pra corrupto, que depois fica passando a mão no dinheiro.

Responder