Lula pode ganhar o Prêmio Nobel da Paz  | MUVUCA POPULAR

Sábado, 19 de Janeiro de 2019

POLÍTICA Sábado, 12 de Janeiro de 2019, 09h:52 | - A | + A




O ex-presidente possui todos atributos

Lula pode ganhar o Prêmio Nobel da Paz

Por: Amanda Costa

 


 

Em 2003, com a chegada de Lula na Presidência da República, o Brasil estava imerso em desigualdades sociais, a extrema pobreza prevalecia e a morte por fome, era frequente.

No dia de sua posse, Lula discursou a respeito, onde dizia quais eram seus objetivos como Presidente do Brasil, motivações essas que por fim, tornaram-se a grande marca de sua gestão.

“Precisamos superar a fome, a pobreza e a exclusão social. Nossa guerra não é para matar ninguém: é para salvar vidas”, prometeu o ex-presidente.

Ao fim do seu governo, o ex-presidente havia retirado cerca de 30 milhões de brasileiros que viviam abaixo da linha da pobreza. A gestão de Lula foi reconhecida internacionalmente, o projeto fome zero foi adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o melhor projeto para a erradicação da fome no mundo. Isso motivou o argentino Adolfo Pérez Esquivel a criar uma campanha para incluir Lula entre os concorrentes do Prêmio Nobel da Paz.

O abaixo-assinado já recolheu mais de 430 mil assinaturas, o objetivo são de 500 mil. No manifesto, o argentino destaca os principais motivos que torna Lula merecedor do Prêmio. O ex-presidente possui todos os atributos para que esteja entre os finalistas e, até ser ganhador do Nobel.

 As motivações são baseadas nos projetos de combate à fome criados por Lula, e são eles:

1. Houve uma redução na taxa de desemprego próximo a 50%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Criação de 15 milhões de novos empregos segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

2. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o coeficiente de Gini brasileiro foi 0,583 em 2003, e em 2014 foi 0,518, indicando que as políticas sociais implementadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) deixou um Brasil com menos desigualdade social, pois a desigualdade média caiu 0,9% ao ano, no período entre 2003-2016.

3. A implementação de programas de educação e saúde pública elevou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, desenvolvido pelo PNUD. Em 2010, chegou a US $ 10,607 dólares renda média anual, à expectativa de vida de 72,9 anos, a uma escolaridade de 7,2 anos de estudo e a uma expectativa de vida escolar de 13,8 anos.Para a votação, deve-se preencher requisitos básicos.

 De acordo com o estatuto da Fundação Nobel, para que o voto da candidatura seja válido para o Prêmio Nobel da Paz, podem assinar:

– os membros de assembleias nacionais e governos nacionais (membros do gabinete ou ministros) de estados soberanos, bem como atuais chefes de Estado;

– os membros do Tribunal Internacional de Justiça em Haia e do Tribunal Permanente de Arbitragem em Haia;

– os membros do Institut de Droit International;

– os professores universitários, professores eméritos e professores associados de história, ciências sociais, direito, filosofia, teologia e religião;

– os reitores universitários e diretores de universidades;

– os diretores de institutos de pesquisa da paz e institutos de política externa;

– pessoas que receberam o Prêmio Nobel da Paz;

– os membros da diretoria principal de organizações que receberam o Prêmio Nobel da Paz;

– os membros, ex-membros e ex-assessores do Comitê Norueguês do Nobel.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(14) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

INDIGNAÇÃO - 14-01-2019 16:47:23

Nobel por bom comportamento na cadeia ? Era só o que faltava.

Responder

7
3


Pagador de impostos - 14-01-2019 14:33:22

O MUNDO INTEIRO SABE QUE LULA FOI O MELHOR E MAIS JUSTO PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ CONHECEU: TIROU O PAÍS DA CRISE, PAGOU TODA DÍVIDA EXTERNA, TIROU MILHÕES DE BRASILEIROS DA POBREZA, E MUITOS TIVERAM ACESSO A CLASSE MÉDIA, FEZ JUSTIÇA SOCIAL.....ETC....QUEM NÃO ENTENDER ISTO PELO AMOR, VAI APRENDER PELA DOR! QUESTÃO DE TEMPO! #LULALIVRE

Responder

9
13


mauro - 13-01-2019 17:13:09

Nossa agora eu estou entendendo a paz social do Brasil: 70 mil homícidios multiplicado vezes 13 anos. Empresários com menores juros de bancos e povo sofrendo com juros alto do minha casa minha dívida. Foi uma paz nivelada por baixo.

Responder

21
21


Floriano Vitorio - 14-01-2019 05:10:38

... a que ponto o chega a obtusidade e a ignorância histórica, todo o MUNDO sabe que LULA FOI O MAIOR NOME DA REPUBLICA BRASILEIRA, O MELHOR PRESIDENTE DA HISTORIA DO BRASIL e um dos grandes LIDERANÇAS do século XXI.

Responder

20
26


maria - 13-01-2019 16:00:07

Por onde anda o QUEIRÓZ ??? Bem ,já encontramos . O LARANJA do BOZO , no saguão do Hospital Albert Einstein ,antes de ser internado ,aparece DANÇANDO com a familia ALEGREMENTE !!! Ué ,o LARANJA não estava PODRE de um CANCÊR ???!!!Foi instalada no Brasil ,a REPÚBLICA DOS IDIÓTAS !!!

Responder

23
14


Sociedade - 14-01-2019 12:50:26

As Repúblicas dos Idiotas e retardados acabou em outubro de 2018, agora é a República da Família, pensadores, de boa Formação e não de maconheiro e sangue sugas do Governo, quer mamata vão trabalhar agora pois não terão mais R$ 50,00 e pão com mortadela ???????? e é Melhor Jair de Acostumando ????????

Responder

9
10


mané - 14-01-2019 16:50:20

Sociedade de ¨boa fornicação¨ , onda anda o QUEIRÒZ ???!!!

Responder

4
3


mané - 13-01-2019 15:39:25

BOLSOPATIA ; doença infectocontagiosa . Sintoma ; o portador ,tem alucinações ,visões ,fobias variadas , que o fazem ver LULA por todo lado . Vê no sofá , na mesa ,banheiro ,trabalho e na cama ao lado da mulher ,pior , NUZINHO só de barba ,faltando um DEDO ,que depois num passe de mágica ,sai da bu... da própria mulher . Os acometidos devem ,se dirigir ao Hospital mais próximo ,pois este DEDO pode reaparecer no SEU TRAZEIRO ,e ai BYE BYE !!!

Responder

13
19


mané - 13-01-2019 15:31:34

True or not , expõe a FARSA da ¨facada ¨. Uma encenação , filme de terceira , onde o MICO houve até instrução para levar a ¨furada ¨ !!! Os seguranças já protegiam o Adélio ,que estudou na mesma Escola de Tiro , do filho do MICO !!! E ai , cá prá nós ,não ganha o Oscar !!! Ator de terceira ,CANASTRÃO ,como o seu ¨governinho¨!!! Tá na rede !!!

Responder

15
16


Dornele$ - 13-01-2019 10:05:59

Nobel por roubar mais de 404 bilhões de reais?

Responder

23
23


alexandre - 12-01-2019 18:20:37

Ele que o inventou o nós contra eles, é guerra contra as zelites, recolocou milhões em estado de miséria com a gastanca desenfreada e populismo.

Responder

21
22


Carlos Nunes - 12-01-2019 17:47:25

Enquanto isso...tio Palocci tá fechando a delação premiada, onde narra com detalhes como passaram a mão na propina dos FUNDOS, onde acusa tio Lula e tia Dilma juntos. Nunca vi um Prêmio Nobel que passa a mão nos FUNDOS. Se tio Palocci apresentar provas robustas, detalhes...a pena de 12 anos vai pular pra mais de 30 anos. Vai ser FUNDOS de tudo quanto é lado...enquanto isso o povo brasileiro tinha sua Economia afundada, gerando o desemprego de 14 Milhões de trabalhadores.

Responder

21
27


Diego - 12-01-2019 17:12:25

Seria um tapa na cara dos bolsonaristas. Todos xingando e a quadrilha do Moro deixando refém por um crime que não cometeu, o homem mais popular da história do Brasil, aclamado no mundo inteiro. Um dia isso vira, e todos pagarão!

Responder