TRE inicia cadastro de eleitores em viagem | MUVUCA POPULAR

Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018

POLÍTICA Quinta-feira, 26 de Julho de 2018, 17h:57 | - A | + A




TRE inicia cadastro de eleitores em viagem

Por: Redação

Os eleitores que estarão em trânsito durante as eleições podem fazer um cadastro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) para solicitar o direito de votar onde estiver. O cadastramento foi aberto e termina no dia 23 de agosto, deve ser realizado no cartório eleitoral que o eleitor está vinculado e precisa obedecer algumas regras.

Funciona assim: se o eleitor estiver fora do seu domicílio eleitoral (a cidade em que vota), mas dentro do seu Estado, ele pode votar normalmente para todos os cargos em disputa. Agora se no dia 7 de outubro (primeiro turno), ou 28 de outubro (segundo turno), o eleitor estiver no Brasil, mas fora do seu Estado, ele somente poderá votar para presidente e vice-presidente.

Além disso, para solicitar o “voto em trânsito”, tecnicamente chamado de Transferência Temporária de Eleitor (TTE), o município destino do eleitor, onde ele quer votar em trânsito, deve possuir no mínimo 100 mil eleitores, ou ser uma capital de Estado. Desta forma, em Mato Grosso é possível solicitar o voto em trânsito para os municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

Ao requerer o direito, o eleitor precisa apresentar ao atendente da Justiça Eleitoral um documento oficial com foto e estar com a situação regular no cadastro eleitoral. Depois disso, é só informar em qual cidade estará no dia da eleição e preencher um formulário.

Se por algum motivo a viagem for cancelada, é necessário informar rapidamente o Cartório Eleitoral, dentro do prazo disponível para o cadastro de voto em trânsito, ou seja, 23 de agosto. É importante avisar a Justiça Eleitoral sobre o cancelamento, já que, com a habilitação para o voto em trânsito, o eleitor ficará automaticamente desabilitado para votar em sua seção de origem.

Para saber exatamente onde vai votar, o eleitor deve aguardar o dia 3 de setembro, quando poderá fazer a consulta via aplicativo ou no site do TRE-MT (www.tre-mt.jus.br). 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Sessão é suspensa por mau cheiro vindo de fossa
Pós-leições Mendes posa ao lado de Wellington
Disputa entre Fávaro, Taques, Blairo e Barbudo
Diz Medeiros sobre Taques
Deputada tem "excesso de esperteza"

Últimas Notícias
13.12.2018 - 18:30
13.12.2018 - 15:55
13.12.2018 - 14:06
13.12.2018 - 12:41




Informe Publicitário