Sindicato de servidores quer defender RGA e organiza protesto no TCE | MUVUCA POPULAR

Sexta-feira, 22 de Junho de 2018

SINDICATOS Terça-feira, 22 de Maio de 2018, 09h:30 | - A | + A




RGA

Sindicato de servidores quer defender RGA e organiza protesto no TCE

O Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo (Sinpaig-MT) pediu para ser habilitado como parte interessada no processo que tramita no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e que trata sobre a suspensão do pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores. Além disso, a categoria também promete uma mobilização em frente ao tribunal no momento do julgamento do Pleno, previsto para ocorrer na tarde desta terça-feira (22).

O  diretor jurídico do Sinpaig, Antônio Wagner de Oliveira, afirma que o gabinete do conselheiro interino Isaías Lopes (autor da liminar suspensiva) ainda não emitiu a decisão sobre sua autorização para fazer sustentação oral na sessão do TCE, mas está confiante de que não encontrará resistência. “Acredito que não terá nenhum problema, até porque nós somos parte interessada, haja vista que nosso estatuto, e inclusive, a nossa carta sindical dão conta que nós somos legítimos substitutos legais da categoria”, disse.

Ele afirma que como advogado do sindicato, fará uma defesa técnica baseada na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e na Constituição Federal, mas, enquanto sindicalista, critica o Tribunal de Contas que, a seu ver, “colocou a colher no angu alheio”.

“Eu acho que eles não deveriam ter entrado nesse mérito. Primeiro, pelo princípio da legalidade. Uma lei revoga outra lei, não é uma decisão administrativa que revoga uma lei. Isso está virando mania no Estado”, avalia. Antônio Wagner aponta ainda que a decisão do conselheiro interino Isaías Lopes de suspender a RGA representa uma interferência nos poderes.

De acordo com o sindicalista, ao invés de se preocupar com o pagamento da RGA, o Tribunal de Contas deveria avaliar a gestão fiscal do Estado. “A questão fiscal do Estado vem perdendo o controle ao longo dos últimos 10 anos, especificamente ao longo dos últimos 8 anos. Com a conivência, com a inobservância do Tribunal de Contas, se alterou 6 legislações que garantiam o controle do gasto público com uma gestão sistêmica e, com isso, foi se perdendo, ao longo do tempo, com portarias e decretos o controle dos gastos”, critica.

Mobilização

Com julgamento do mérito do caso que envolve a suspensão do pagamento da RGA previsto para ocorrer na terça-feira (22), Wagner afirma que sua categoria, a Área Meio, está sendo convocada pelo presidente Edmundo César para se reunir em frente ao TCE no momento da sessão “para estar vigilante”. “Esse não é um tema que pode deixar completamente desprotegido. A gente convidou outras categorias para fazer o mesmo, inclusive, se habilitar no processo e também chamar a categoria”.  

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Jogo duplo de candidato pode enterrar sua eleição
Veja o resultado completo
Deputado desafia governador e chama de porcaria
PT, MDB e PSDB possuem as maiores quantias
Enquanto se "estapeiam" republicano cresce

Últimas Notícias
21.06.2018 - 17:31
21.06.2018 - 16:43
21.06.2018 - 16:20
21.06.2018 - 16:00


Nenhum deles

Mauro Savi

Wilson Santos

Wagner Ramos

Eduardo Botelho

Prof. Allan Kardec

Nininho

Janaina Riva

Valdir Barranco

Romualdo Júnior

Saturnino Masson

Silvano Amaral

Sebastião Rezende

Max Russi

Guilherme Maluf

Gilmar Fabris

Dilmar Dal Bosco

Max Russi

Roberto Bezerra

Niuan Ribeiro

Paulo Araújo

Antônio Marçal

Josair Lopes

Waldir Caldas

Diany Dias

João Batista

Oscarlino Alves

Edmundo César

Henrique Lopes

Suelme Evangelista

Carlos Avalone

Carlos Brito

Leonardo Oliveira

Layr Mota

Cabo Juliano

Dr. Edvaldo

Professora Rita

Nieta

Sergio Lader

Diego Guimarães

Juca do Guaraná

Faissal

Gilmar Fabris

Ademir Brunetto

Pedro Satélite

Oscar Bezerra

Zeca Viana

Luizinho Magalhães

Baiano Filho

Branquinha

Jajah Neves

José Antônio Pilegi

Luis Braz

Emílio Populo

Marcio Mendes

Cláudio Sena

Emídio de Souza

Major EB Cicero

Guarda Sttefany

Auditor Claudemir

Sargento Joelson

Gisele Lopes

Dr. Divino Henrique

Sr. Elias

Dr. Ardonil



Informe Publicitário