Android 8: nove funções pouco conhecidas do sistema | MUVUCA POPULAR

Quarta-feira, 20 de Junho de 2018

TECNOLOGIA Sexta-feira, 18 de Maio de 2018, 09h:26 | - A | + A




IMFORMÁTICA

Android 8: nove funções pouco conhecidas do sistema

Por: TechTudo

O Android O traz uma série de recursos inéditos, como o Picture-in-Picture (que permite assistir a vídeos enquanto se utiliza outros apps), sistema de notificações prioritárias e maior otimização do uso da bateria. No entanto, o percentual de smartphones que receberam a atualização da plataforma ainda é bem baixa, fazendo com que muitos usuários não tenham conhecimento sobre as ferramentas novas menos divulgadas pelo Google.
 
Para ficar por dentro de todas elas, o site preparou uma lista com novidades pouco conhecidas do Android 8. Confira a seguir.
 
Android: maioria dos celulares ainda está sem atualização mais recente
 
1. Seleção de texto inteligente
A seleção de texto inteligente do Android 8 usa a aprendizagem automática nas ações de copiar e colar, permitindo que o sistema reconheça diferentes tipos de conteúdo. Endereços, URLs, números de telefone e e-mails são identificados de forma distinta e, ao serem detectados, podem ativar a execução de aplicativos. Por exemplo, ao selecionar um endereço, o sistema pode exibir a opção de abri-lo no Google Maps. Já ao sublinhar o telefone de um estabelecimento ou de um amigo, é provável que o recurso indique a ação de realizar um telefonema.
 
2. Ajuste do filtro de luz azul
No Android Oreo, é possível ativar e ajustar a intensidade de luz no modo noturno. Nesse caso, a iluminação fica azulada, tornando mais fácil a leitura em ambientes escuros. Os horários em que o sol nasce e se põe são o que ativam e desativam a coloração, mas, nessa versão do sistema, o usuário é capaz de selecionar a intensidade do tom. A ferramenta pode ser acessada nas configurações de tela do dispositivo, mas não está disponível em todos os dispositivos atualizados.
 
3. Mudar formato de ícones
Outra novidade pouco comentada é a opção nativa de alterar o formato dos ícones dos apps, sem precisar baixar um tema ou instalar um launcher no smartphone. Para usar o recurso, é necessário estar ativado o modo de uso como Programador. Depois, é só acessar as configurações de tela, ao pressionar por alguns segundo a tela inicial, e acessar o item “Alterar forma de ícone”. Dentre as opções de estilo estão o quadrado, quadrado com cantos arredondados, círculo e lágrima.
 
4. Modo soneca para notificações
Os usuários do Android Oreo podem colocar as notificações em modo soneca. É possível silenciar um recado por um período que varia de 15 minutos até duas horas. Há ainda a opção de “colocar para dormir” apenas uma notificação específica dentro de um app e não necessariamente todas as mensagens enviadas por ele.
 
Por exemplo, se em um momento o usuário não puder responder a uma pessoa no WhatsApp, mas quiser lembrar que precisa enviar a mensagem posteriormente, pode colocá-la em modo soneca e o aviso aparecerá novamente após o período estipulado. Para isso, basta tocar sobre a notificação, arrastar o dedo para o lado e clicar sobre o ícone de engrenagem.
 
5. Autopreenchimento de senhas em apps
O autopreenchimento de login e senhas já existentes no Chrome foi ampliado para os demais apps no Android Oreo. Depois que o usuário optar pelo recurso, ele deverá funcionar em quase todas as aplicações. Segundo o Google, o sistema também está adaptado para trabalhar em conjunto com programas de gerenciamento de senha, que podem acessar apenas as informações necessárias para realizar o preenchimento automático. Por enquanto, somente os gerenciadores LastPass, Dashlane, Keeper e 1Password são compatíveis com a ferramenta, por atenderem os requisitos funcionais e de segurança estabelecidos.
 
6. Conectar automaticamente a redes Wi-Fi
A versão mais recente do sistema operacional do Google conta com um recurso que conecta o smartphone a redes Wi-Fi automaticamente, mesmo quando a opção “Wi-Fi” está desativada. A função é uma boa aliada para quem esquece de ligar o Wi-Fi e acaba gastando os dados móveis quando chega em casa ou no trabalho. Ao ser ativada a ferramenta, o sistema faz uma varredura periodicamente e, ao detectar uma rede salva, faz com que o dispositivo se conecte a ela.
 
7. Desativar notificações de programas em segundo plano
O Android 8 passou a notificar quando determinados programas estão rodando em segundo plano. O problema é que, dependendo da quantidade de apps em atividade, esses alertas podem atrapalhar. A ideia é útil, uma vez que o sistema permite desativar os apps que rodam em segundo plano. Caso esses alertas se tornem inconvenientes, eles podem ser desativados facilmente, ao pressioná-los por alguns segundos e acessar as opções referentes.
 
8. Impedir que apps rodem em segundo plano
Agora é possível desativar os programas que rodam em segundo plano. A funcionalidade é útil já que quanto mais apps executados simultaneamente, maiores as chances de surgirem travamentos ou problemas na execução de diversos aplicativos. O próprio sistema limita o uso de aplicativos ociosos, mas o usuário pode impedir que eles rodem em segundo plano manualmente em poucos passos.
 
Para isso, primeiramente, é necessário que o aplicativo esteja atualizado para o Android 8. Depois, nas opções de gerenciamento do programa específico, o usuário pode optar por desativar a atividade em segundo plano. Facebook, Musical.ly, Instagram e Google Play Services são alguns dos exemplos de softwares que permitem encerrar a execução quando não estiverem sendo utilizados de forma prioritária.
 
9. Instalar apps que não estão na Google Play Store
A instalação de apps fora da Google Play Store ficou um pouco diferente no Android Oreo. O usuário do sistema pode dar autorização para que ferramentas específicas façam o download de aplicativos de fontes desconhecidas. Além disso, após dar permissão para que um APK seja baixado no smartphone, o programa poderá também realizar atualizações e instalações futuras, sem precisar mais de qualquer aprovação.
 
Com informações de Android Developer e Cnet
 
 
VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Silval teria pago com dois apartamentos
Mesmo com salário de R$ 30 mil ela não quer pagar
Passagem dá duplo sentido e sugere suicídio
Selma Arruda e Nilson Leitão ficam de fora
Ciro Gonçalves é filho de ex-secretário de Lucimar

Últimas Notícias
20.06.2018 - 01:13
19.06.2018 - 18:46
19.06.2018 - 18:17
19.06.2018 - 17:03


Fábio Garcia

Ezequiel Fonseca

Vitório Galli

Valtenir Pereira

Neri Geller

Carlos Bezerra

Ana Poncinelli

Emanuelzinho

Professor Bispo

Barbudo

Rafael Ranalli

Cledison Gonçalves

Cel. Wanderson Nunes

Gisela Simona

Marco Marrafon

Antônio Carlos

Dr. Leonardo

Renato Gouveia

Max Campos

Carlos Naves

Renata Viana

Cabo Dr Laudicério

Vinícius Brasilino

Josair Lopes

Ícaro Reveles

Gordim Tur



Informe Publicitário