Baterias de celular estão explodindo em depósitos no EUA; confira vídeos | MUVUCA POPULAR

Quarta-feira, 20 de Junho de 2018

TECNOLOGIA Segunda-feira, 21 de Maio de 2018, 11h:57 | - A | + A




TECNOLOGIA

Baterias de celular estão explodindo em depósitos no EUA; confira vídeos

Por: TEC MUNDO

Com a intensa venda e comercialização de tablets e smartphones, já era de esperar que acontecesse: o acúmulo de baterias de íon-lítio, que alimentam os dispositivos móveis, tem causado várias explosões e iniciando chamas em depósitos de lixo e instalações para reciclagem de aparelhos nos Estados Unidos. O pessoal do SlashGear fez um apanhado dos mais recentes problemas flagrados por câmeras, para  mostrar o quão perigoso isso pode se tornar caso as companhias e os consumidores não tenham mais consciência ao se livrar de suas telefones velhos.

O primeiro exemplo é da Ecomaine, que reaproveita as carcaças e outros componentes dos produtos. Abaixo dá para notar que alguém provavelmente misturou a bateria com seu núcleo exposto, o que gerou um circuito e fogo. Veja o baita trabalho que deu para a equipe de assistência:

 

Na situação abaixo, em outro armazém, a sorte foi que o fogo atingiu apenas uma parte do que estava na esteira, pois a quantidade de papel e caixas de papelão poderiam espalhar as chamas rapidamente:

 

Em outra amostra, é possível notar — mais uma vez — a importância de separar corretamente o lixo convencional, assim como outros baterias, das cargas de íon-lítio:

Já o conteúdo abaixo, gravado em 2013, é utilizado até hoje por uma companhia de seguros, para mostrar mostrar o que acontece quando um acúmulo de baterias é atingido pelo fogo:

Ok, como posso descartar corretamente as baterias de íon-lítio?

Esse assunto não é novidade, mas é sempre preciso lembrá-lo porque até hoje muita gente não sabe como se desfazer adequadamente de seus aparelhos antigos — e, consequentemente, de suas baterias de íon-lítio. Você pode encontrar vários locais de coleta em lugares fáceis de encontrar, como em shopping centers, supermercados e nas próprias revendedoras de smartphones.

Mas, caso esteja com dificuldade, damos abaixo algumas dicas:

  • Motorola: lista em PDF para você consultar onde pode deixar sua bateria ou aparelho
  • Apple: instruções para que você possa destinar corretamente o que não vai usar mais
  • Samsung: lista em PDF para você consultar onde pode deixar sua bateria ou aparelho
  • Carrefour: lista por CEP de lojas onde há lixeiras para baterias e celulares
  • eCycle: site especializado em reciclagem dá dicas e indica onde você pode destinar corretamente os componentes, de acordo com sua região. Para quem prefere, é possível pagar uma taxa e o pessoal do site também envia alguém para fazer isso na sua casa
  • Descarte certo: site de coleta que oferece caixas pré-pagas de R$ 19,90 para 20 quilos de lixo e depois é só agendar o serviço

Essas são apenas algumas das alternativas e ainda há também as instruções do próprio fabricante e da prefeitura do seu município. Ou seja, só joga na natureza e polui o meio-ambiente ou oferece risco aos outros quem quer, porque não faltam opções para destinar corretamente sua bateria para a reciclagem ou o desuso.

 
VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Silval teria pago com dois apartamentos
Mesmo com salário de R$ 30 mil ela não quer pagar
Passagem dá duplo sentido e sugere suicídio
Selma Arruda e Nilson Leitão ficam de fora
Ciro Gonçalves é filho de ex-secretário de Lucimar

Últimas Notícias
20.06.2018 - 01:13
19.06.2018 - 18:46
19.06.2018 - 18:17
19.06.2018 - 17:03


Fábio Garcia

Ezequiel Fonseca

Vitório Galli

Valtenir Pereira

Neri Geller

Carlos Bezerra

Ana Poncinelli

Emanuelzinho

Professor Bispo

Barbudo

Rafael Ranalli

Cledison Gonçalves

Cel. Wanderson Nunes

Gisela Simona

Marco Marrafon

Antônio Carlos

Dr. Leonardo

Renato Gouveia

Max Campos

Carlos Naves

Renata Viana

Cabo Dr Laudicério

Vinícius Brasilino

Josair Lopes

Ícaro Reveles

Gordim Tur



Informe Publicitário