The news is by your side.

Mendonça nega suspeição em processo contra Bolsonaro

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

Da Redação

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, negou, no sábado (12), um pedido apresentado pelo senador oposicionista Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para que o magistrado se declarasse suspeito para julgar uma notícia-crime na Corte contra o presidente Jair Bolsonaro.

O chefe do Executivo é acusado de ter cometido prevaricação e advocacia administrativa, quando um funcionário público usa seu cargo para defender interesses privados.

A notícia-crime contra o presidente da República foi apresentada pela Rede, que alega que Bolsonaro deveria ser investigado por ter afirmado, em 2020, que mandou “ripar” servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em dezembro, Mendonça foi sorteado para ser o relator do caso no STF. Segundo Randolfe, o ministro deveria se considerar suspeito para analisar o processo por supostamente ser amigo de Bolsonaro, de quem foi ministro da Justiça e por quem foi indicado para a Corte.

Ao se manifestar sobre o pedido, Mendonça afirmou que rechaça qualquer hipótese que aponte para sua suspeição.

Ainda de acordo com o magistrado, pedidos de suspeição devem ser encaminhados diretamente ao presidente do STF, Luiz Fux, conforme regimento interno do tribunal.

A notícia-crime contra Bolsonaro foi encaminhada por Mendonça para a Procuradoria-Geral da República (PGR), que deve se posicionar sobre a existência ou não de elementos que justifiquem uma investigação. Essa medida é protocolar e praxe envolvendo notícias-crime que chegam à Corte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação