The news is by your side.

Semob destaca importância do Plano de Mobilidade Urbana na captação de recursos federais

0
RTV Outdoor 1260px X 120px

 

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) mobilizou cerca de 40 entidades e representantes de bairros durante duas reuniões setorias realizadas na terça-feira (2), no Palácio Alencastro. Nos encontros foram coletadas sugestões para a minuta do Plano de Mobilidade Urbana de Cuiabá.

O secretário de Mobilidade, Juares Samaniego, lembrou a importância de  Cuiabá elaborar o projeto que irá possibilitar ao Município pleitear recursos federais para melhorias e obras de mobilidade. “Na reunião, durante o período da manhã, a proposta foi apresentada aos movimentos sociais. Foram quase 40 entidades e o debate priorizou o transporte público. Atualmente, já estamos com 90% do Plano concluído e o Ministério da Integração deve contemplar Cuiabá com recursos após a conclusão da elaboração do Plano de Mobilidade”, comentou Juares Samaniego.

“Nesta reunião setorial, especificamente, a população foi representada por entidades participativas, tanto do setor público quanto privado. Foram duas etapas, em que nos reunimos com lideranças comunitárias, Polícia  Rodoviária Federal, Polícia de Trânsito e outros setores que fazem parte da mobilidade urbana e que ajudarão a construir o  Plano de Mobilidade para nortear  o  desenvolvimento da cidade pelos próximos 5, 10 ou 15 anos.  O Plano não é um apenso, e não é menos importante do que o Plano Diretor que está sendo revisado. Temos o Plano Metropolitano no Governo do Estado e a cidade de Várzea Grande também irá elaborar o Plano de Mobilidade também.”

O Plano está em fase de prognóstico e vem sendo elaborado pelo Consórcio Cuiabá em Movimento, formado pelas empresas EGL Engenharia LTDA e GPO Sistran LTDA. A iniciativa abarca o trânsito, transporte público, sistema viário, infraestrutura, segurança no trânsito, acessibilidade e outros.

A minuta do Plano de Mobilidade já passou por uma pesquisa em campo, audiência pública na fase de diagnóstico, e está na fase de  prognóstico.

“Agora é a fase de coletar proposições para desenvolvermos as propostas para fundamentar o plano de ação do Plano de Mobilidade.  Foram reuniões produtivas e com grande adesão”, avaliou o coordenador de transporte da empresa EGL Engenharia, engenheiro Cláudio Leite de Freitas.

Após a conclusão da minuta do Plano, será apresentado à sociedade por meio de uma audiência pública. Depois, o texto será encaminhado à apreciação da Câmara Municipal de Cuiabá.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação