Ansiedade: é possível controlar | MUVUCA POPULAR

Sábado, 06 de Junho de 2020

ARTIGOS Segunda-feira, 30 de Março de 2020, 09h:44 | - A | + A




Ansiedade: é possível controlar

Ansiedade: é possível controlar

SIRLEI.png

 

A expectativa por algo sempre movimentou e movimentará a humanidade. Sonhos, planos e projetos fazem parte do dia a dia das pessoas e como consequência disso, temos a espera. A espera pelo resultado de um concurso, a espera pela resposta do fechamento de um grande contrato, a espera por um telefonema ou mensagem, a espera por um elogio, por um ato de gratidão e assim por diante. A espera pode gerar sentimentos de preocupação, tensão e insegurança, que são sintomas da ansiedade, tema do artigo de hoje.

Estava tudo certo, tudo planejado para o ano de 2020, as expectativas eram as melhores e de repente na contramão de tudo, surge um vírus que mudou tudo na vida de todos e aquilo que era certo, já não é mais. De repente, sonhos e projetos precisam ser adiados e a nós, só resta lidar com situações que não estavam programadas.

Quando planejamos criamos expectativas e nos enchemos de esperança e muitas vezes esquecemos que as coisas nem sempre acontecem como planejado. A bem da verdade é que a grande maioria das pessoas não está preparada para as frustrações, medos e decepções.

Todos esses sentimentos em uma crise como a que estamos vivendo ou em uma dificuldade, até certo ponto são saudáveis, podem nos ajudar, nos colocar em alerta e nos impulsionar. Mas quando são em excesso podem dar espaço para o transtorno da ansiedade, desencadeando diversos sintomas fisiológicos e emocionais.

Nos dias atuais todas as pessoas em certos momentos da vida ficam ansiosas, até porque a sobrecarga de informações que recebemos constantemente nas mídias sócias, ditando moda, padrões, crenças, regras, preconceitos e informações, contribuem para esse resultado, ainda mais em tempo de Covid-19, onde todas as pessoas viraram especialistas econômicos e de saúde. Toda hora um vídeo novo, um comentário novo, debates e discussões.

De um dia para o outro todas as famílias foram forçadas a mudar totalmente a rotina, além de serem bombardeadas por informações em todos os canais de TV, sites de notícias e mídias sociais. Um sentimento tem feito parte da vida de muitas pessoas, o medo. Medo de pegar a doença, medo de transmitir a doença, medo dos familiares pegarem a doença, medo da crise econômica, medo do isolamento, medo pela impossibilidade de fazer o isolamento, enfim, muitas razões que podem levar a pessoa a desenvolver o transtorno da ansiedade.

Em períodos de crise e mudanças não planejadas, a ansiedade é uma reação natural do corpo ao perigo, nos deixando alertas para as dificuldades que virão, nos preparando para elas. Contudo, precisamos ficar atentos para que os sintomas não evoluam para um transtorno de ansiedade, interferindo nos relacionamentos e nas atividades do dia a dia.

A regra agora é evitar que a ansiedade evolua para um transtorno e para isso é necessário adotar medidas preventivas, como a aceitação. Aceitar que a situação é real, mas momentânea e que não depende de nós mesmos para mudar essa realidade. Quanto mais eu rejeitar a situação mais difícil será para superar. É preciso confiar e torcer para que as ações adotadas por nossos gestores sejam as melhores. É necessário evitar assistir e ouvir tudo que falam sobre o tema, principalmente em época de fake news. É recomendável criar novas rotinas, praticar atividades físicas e cuidar do emocional, adotando um estilo de vida mais saudável, com pequenas mudanças de hábitos, que podem fazer toda a diferença. Uma mente doente baixa a imunidade, tornando a pessoa mais acessível a doenças epidemiológica.

Ainda deixo como dica a prática do exercício da gratidão, focando nas coisas positivas  que a vida nos oferece. Temos ainda o exercício da respiração e da meditação que relaxam a mente e o corpo. Para quem puder, o principal é claro, curtir mais a família.

 

Sirlei Theis é advogada, especialista em gestão pública, palestrante e treinadora comportamental e escreve com exclusividade para esta coluna às segundas. E-mail: sirleitheis@gmail.com. Instagram: @sirleitheis. Facebook: sirleitheisoficial                

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Nota de Pesar
Fiscalização continua
Assintomático e isolado em casa
Ninguém quer assumir
Números não param de subir

Últimas Notícias
05.06.2020 - 23:50
05.06.2020 - 22:55
05.06.2020 - 21:46
05.06.2020 - 20:06
05.06.2020 - 19:43




Informe Publicitário