Igualdade e oportunidade | MUVUCA POPULAR

Sexta-feira, 22 de Março de 2019

ARTIGOS Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018, 13h:58 | - A | + A




Igualdade e oportunidade

Igualdade e oportunidade

Por: Redação

Demóstenes (384-322 a.C.), primeiro grande advogado grego, usou sua eloquência no combate aos projetos ambiciosos de Felipe da Macedônia (385-336 a.C.) numa série de recursos conhecida por Filípicas. Assim se desenhava o papel do advogado: profissional que defende o Direito.

 

O operador desta ciência zela pelo bom cumprimento da lei, por uma sociedade justa, democrática e que auxilie os mais fracos. Esse profissional trabalha pelo bem-estar social, e não para si.

 

Esse gênesis impulsionou a formação da Defensoria Pública, já no Império, em 1870, o Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil disponibilizou assistência jurídica aos incapacitados de arcar com o ônus advocatício. Em 1950, a Lei 1060 permitiu a gratuidade nos processos.

Na Constituição de 1988, em seu art. 5º, inciso LXXIV, atribuiu ao Estado a obrigatoriedade e garantiu o direito ao cidadão. Em 1994, a Lei Complementar organizou a estrutura e definiu funções.

 

Percebe-se o trabalho do legislador em fortalecer tal instituição. Muito mais que defender os mais pobres, a Defensoria tem o objetivo de tornar igualitária a vida dos menos assistidos. Em minhas visitas ao interior do MT, percebi claramente a diferença de apoio à população nos locais, onde o Judiciário não tem representação permanente.

 

Desnecessário se faz elencar o valor social. Atualmente, ela se faz presente em 44 das 79 comarcas de Mato Grosso. Impõe-se atingir a todas rapidamente. Como, também, implantar tecnologia para acelerar os procedimentos. Tudo isso aliado à motivação e valorização dos defensores e defensoras.

 

Qual é a pedra no caminho? O orçamento. Comparada a outras instituições, a Defensoria Pública foi aquinhoada como se não tivesse a premência de expansão. 

A proposta para a LOA de 2019 prevê para o Ministério Público Estadual cerca de R$ 410 milhões, com a solicitação de um acréscimo na ordem de 10%.

 

Há que se rever as prioridades. Lutamos ou não, pela igualdade não só de direitos, mas, inclusive, de oportunidades!

 

FAISSAL CALIL é deputado estadual eleito pelo PV, advogado e ex-vereador por Cuiabá.

 
 
 
 
VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
“Na gestão passada a Santa Casa funcionava”
Senadora mato-grossense tem "contato direto"
Arena não é só para futebol
Presenteada com salário de 13 mil
Renegociação faz povo pagar conta por 20 anos

Últimas Notícias
21.03.2019 - 18:16
21.03.2019 - 17:00
21.03.2019 - 16:12
21.03.2019 - 15:08


Emanuel Pinheiro

Valtenir Pereira

Procurador Mauro

Gisela Simona

Lúdio Cabral

Janaina Riva

Juiz Julier

Mauro Carvalho

Fábio Garcia

Ulysses Moraes

Pedro Taques

Victório Galli

Nenhum deles



Informe Publicitário