Vamos refletir ou apenas ignorar a situação? | MUVUCA POPULAR

Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020

ARTIGOS Quarta-feira, 29 de Julho de 2020, 16h:38 | - A | + A




Vamos refletir ou apenas ignorar a situação?

Vamos refletir ou apenas ignorar a situação?

Priscila e Sanny (1).jpg

 

E se passaram 04 meses... ninguém esperava um “isolamento’, “quarentena” tão longo e sem perspectiva de acabar. Momentos difíceis de muita ansiedade, angústia, medo se contrapõe a esperança, fé, acreditar por dias melhores. Apesar de todos os aspectos “negativos” aprendemos que na vida temos que tirar o melhor de cada situação. E, de repente, vêm notícias de melhora na qualidade do ar, das águas, a natureza renascendo.

De certa forma o isolamento social, em decorrência da pandemia do covid-19, se manifestou de modo favorável ao meio ambiente. Através de imagens do satélite Sentinela 5p comprovaram essa redução de poluição do ar que respiramos com relação ao dióxido de nitrogênio na França e Itália. Com a menor emissão de gases de efeito estufa, respiramos melhor com esse ar “mais limpo” inclusive nos grandes centros urbanos.

Conforme afirma Alessandro Mioni, em uma entrevista concedida ao jornal Euronews, “a poluição é uma autoestrada para a aceleração da pandemia (covid-19)”. É o momento de nos atentarmos às condutas diárias que praticamos... Essa crise vem para pensarmos em diversas questões, inclusive nas ambientais como a poluição do ar. Com a diminuição da circulação das pessoas, seja em carros, ônibus, voos, houve uma consequente redução da emissão de gases poluentes no ar que respiramos.

Segundo o professor Mathias Pires (UNICAMP), na medida em que o ser humano continuar a explorar o meio ambiente de forma não pensada, outras pandemias – como a COVID 19 – podem surgir. É o momento de buscarmos formas de reduzir urgentemente os impactos no meio ambiente para não repetirmos o cenário atual.

Apesar de todas as informações vindas das mais diferentes fontes (mídia, governos, OMS...), algumas pessoas estão se aproveitando da situação para desrespeitarem o meio ambiente. O aumento das queimadas na região da Amazônia, que por causa da pandemia sofreu uma redução na fiscalização, comprova o aproveitamento por alguns delinquentes para a prática de crimes ambientais.

É algo inacreditável quando pensamos na quantidade de pessoas acometidas e mortas pela doença... É o momento de reflexão, de tentativa de melhora, de busca pela sobrevivência, porém com essas atitudes realmente precisamos pensar: será que a espécie humana tem salvação?

Priscila Elise Alves Vasconcelos

Doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida - RJ. Mestra em Agronegócios na Universidade Federal da Grande Dourados - Mato Grosso do Sul.

Sanny Bruna Oliveira Fernandes

Graduanda em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2020).

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
No próximo dia 31
Mudanças devido ao coronavírus
Custo de R$ 260 mil
Triagem para imprensa
Com pneumonia

Últimas Notícias
07.08.2020 - 16:22
07.08.2020 - 16:21
07.08.2020 - 16:12
07.08.2020 - 15:13
07.08.2020 - 14:07




Informe Publicitário