Estado de SP ultrapassa 900 mil casos de coronavírus e média diária de mortes volta a ficar acima de 200 após 10 dias | MUVUCA POPULAR

Terça-feira, 22 de Setembro de 2020

BRASIL Terça-feira, 15 de Setembro de 2020, 15h:36 | - A | + A




Covid-19

Estado de SP ultrapassa 900 mil casos de coronavírus e média diária de mortes volta a ficar acima de 200 após 10 dias

fta20200909129.jpg

 

O estado de São Paulo ultrapassou a marca de 900 mil casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia. A média diária de mortes por Covid-19 voltou a ficar acima de 200 nesta terça-feira (15), depois de dez dias com registros menores. Após um período de queda na semana passada, a média móvel de novos óbitos voltou à tendência de estabilidade na segunda, segundo critério de especialistas. (leia mais abaixo)

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, roram registradas 321 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas nesta terça, chegando ao total de 32.963. Os novos registros diários não significam, necessariamente, que as mortes ocorreram de um dia para o outro, mas que foram inseridas no sistema nesse período. Finais de semana e segundas-feiras costumam ter valores menores devido ao atraso nas notificações.

A média móvel de mortes, que leva em consideração os registros dos últimos 7 dias e minimiza as diferenças das notificações, é de 219 óbitos por dia nesta terça. A variação foi de 4% em comparação ao valor registrado há 14 dias, o que para os especialistas indica tendência de estabilidade. Como o cálculo da média móvel leva em conta um período maior, é possível medir de forma mais fidedigna a tendência da pandemia.

A média diária de mortes no estado voltou à tendência de estabilidade nesta segunda-feira (14), após uma semana com tendência de queda. Os novos registros voltaram a subir após o feriado prolongado de 7 de setembro. Antes disso, o estado permaneceu por mais de três meses ininterruptos com a média diária de mortes acima de 200 por dia, o chamado platô de estabilidade no ponto mais alto da curva epidemiológica.

Também foram registrados nesta terça 7.922 novos casos confirmados da doença, levando o total para 901.271. A média móvel de casos diários é de 6.070.

O número de casos inclui todos os resultados positivos em exames laboratoriais, tanto os do tipo sorológico, que verifica apenas a presença de anticorpos, quanto os que analisam a presença do vírus no organismo no momento - o chamado exame RT-PCR.

Semana epidemiológicas
Embora a tendência da média móvel de novas mortes tenham voltado à estabilidade, a gestão estadual considera que a pandemia está controlada no estado. O governador João Doria (PSDB) destacou que pela quinta semana epidemiológica seguida os valores de óbitos foram menores do que os das semanas anteriores.

Na semana entre 6 e 12 de setembro foram contabilizadas 1.254 mortes por Covid-19 no estado, valor 8% menor do que as 1.369 confirmadas entre 30 de agosto e 5 de setembro.

"O estado de São Paulo conclui a quinta semana consecutiva em queda de óbitos pela primeira vez desde o início da pandemia. Houve uma queda de 8% no número de óbitos da semana entre os dias 6 e 12 de setembro. As internações também caíram em 8%, com isso fechamos a 8° semana de queda nas internações. São números que voltam a comprovar a queda sólida nos indicadores, mas isso não significa relaxamento nas medidas da quarentena. Deveremos permanecer em quarentena até a chagada da vacina", disse Doria nesta segunda.

Internações e UTI
O número de pacientes internados com suspeita ou confirmação de Covid-19 no estado nesta terça subiu para 10.455, sendo 6 mil em enfermaria e 4.455 em unidades de terapia intensiva (UTI). Na segunda, eram 10.252, sendo 5.826 em enfermaria e 4.426 em unidades de terapia intensiva (UTI).

A taxa de ocupação dos leitos das UTIs caiu para 50,7% no estado e 50,3% na Grande São Paulo. Na segunda, os indicadores eram de 51,1% no estado e 50,8% na Grande São Paulo.

Ainda segundo a Secretaria Estadual da Saúde, 763.246 pessoas estão recuperadas da Covid-19, sendo que 99.736 foram internadas e tiveram alta hospitalar.

Todos os 645 municípios do estado têm pelo menos um caso confirmado de Covid-19, sendo 555 com um ou mais óbitos.

 

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Secretários querem preservar cargos
Aprovado em primeira votação
Presidente apoia desconhecida em MT
Visita de Bolsonaro
Dramatizando

Últimas Notícias
21.09.2020 - 22:33
21.09.2020 - 21:06
21.09.2020 - 20:01
21.09.2020 - 19:38
21.09.2020 - 19:00


Muvuca (PL)

Adevair Cabral (PTB)

Chico 2000 (PL)

Misael Galvão (PTB)

Ricardo Lobo (PL)

Aladir (PL)

Sargento Joelson (SD)

Juca do Guaraná (MDB)

Luluca Ribeiro (MDB)

Macrean

Ralf Leite (MDB)

Renivaldo Nascimento

Toninho de Souza

Edna Sampaio (PT)

Robson Cireia (PT)

Ricardo Saad

Oseas Machado (MDB)

Rogério Varanda

Alex Ribeiro (PP)

Maurélio (PSDB)

Dudu Santos

Marcelo Bussiki

Vinícyus Clovito

Diego Guimarães

Mário Nadaf

Marcos Veloso

Gisele Almeida

Orival do Farmácia

Wilson Kero-Kero

Dr. Xavier

Justino Malheiros

Zidiel Coutinho

Sargento Vidal

Dídimo Vovô

Clebinho Borges

Júlio da Power

Jamilson Moura

Emídio de Souza (PSL)

Adalberto Cavalcanti

Ricardinho

Kako do CPA

Dilemário Alencar

Max Campos (PSB)

Cezinha Nascimento

Edienes Hadassa

Dr Luiz Fernando

PF Rafael Ranalli

Gabriel Henrique

Itamar Jefferson (PL)

Cristiano Paraqueda

Sebastião Moraes

Daniel

Justino Campos

Rafael "Faré"

Darley Gonçalves

Osmar Rodrigues "Chefinho"

Elenir Pereira

Prof.instrutor Joaquim Neto

Diogo Fernandes

Ade Silva

Sargento Ozeni

Dito Paulo

Paulo Macedo

Luiz BA

Professor Frankes

Paulo da VGDI

Valdemir MM

Weto Salgado

Dr. Daúde

Bob Medina

Wagner Vinícius

Luis Carlos

Carlos Henrique do Correio

Adv Cris

Elenir Pereira

Zé Carlos

Luis Cláudio

Huelton Souza

Rosenil Luiz (Canelinha de pacu) (PL)

Sargento Ozeni

Luiz Poção (PL)

Edilson Odilon (PL)

Paulinho CPA

Germânio Araújo

Chico do Leblon

Delegado Garcia

Renato Anselmo

Cleber Adôrno

Doidinhoducorte

Neno do Pascoal Ramos

Prof. Jorginho



Informe Publicitário