Gilmar Mendes diz que processos que condenaram Lula podem ser anulados e voltar à fase de denúncia | MUVUCA POPULAR

Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019

BRASIL Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019, 09h:25 | - A | + A




Gilmar Mendes diz que processos que condenaram Lula podem ser anulados e voltar à fase de denúncia

Em entrevista à BBC Brasil, ministro do STF falou sobre a suspeição de Sérgio Moro nos processos que envolvem o ex-presidente: “Já há uma carga enorme de dados a indicar elementos para uma discussão. Isso documentado, trazido pela defesa do Lula”

José Cruz/Agência Brasil

Gilmar Mendes

 

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou que os processos que condenaram Lula, conduzidos e julgados pelo ex-juiz e atual ministro Sérgio Moro, poderão ser anulados e voltar à fase de denúncia.

Em entrevista à BBC Brasil, o ministro disse que, caso isso aconteça, haverá a anulação das condenações do ex-presidente em dois processos: do tríplex de Guarujá e do sítio de Atibaia.

Além disso, há a hipóteses de retroceder a ação sobre supostas ilegalidades envolvendo recursos para o Instituto Lula, que está prestes a receber sentença do juiz Luiz Antônio Bonat, substituto de Moro na 13ª Vara de Curitiba.

“Eu tenho impressão que, pelo menos tal como está formulado (o recurso), se for anulada a sentença, nós voltamos até a denúncia. Portanto, todos os atos por ele (Moro) praticados no processo, inclusive o recebimento da denúncia, estão afetados pela nulidade. Será esse o veredicto”, disse.

Gilmar acredita que serão necessárias, pelo menos, duas sessões de julgamento na Segunda Turma do STF para concluir a análise do recurso. Isso porque já deve haver uma discussão se as mensagens reveladas pelo site The Intercept Brasil podem ser utilizadas em benefício de Lula.

 

Suspeição

Por enquanto, os ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia votaram, no final de 2018, contra a suspeição de Moro. O caso está suspenso por pedido de vista de Gilmar. Faltam votar também Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

Questionado sobre a suspeição de Moro. O ministro disse: “Na verdade, já há uma carga enorme de dados a indicar elementos para uma discussão. Isso documentado, trazido pela defesa do Lula. Agora, isso está sendo acrescido por esses elementos, a forma que (autoridades da Lava Jato) conduziam os processos. Isso vai ter que ser de fato discutido. E é isto que estamos julgando, se de fato se trata de um juiz suspeito e, por isso, sua decisão não teria validade”.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(2) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

Carlos Nunes - 11-10-2019 15:16:45

Pois é, contrataram uns hackers espiões pra DETONAR a Lava-Jato...e conseguiram...ou não conseguiram? É bom soltar tio Lula e todos os condenados, que foram delatados pelo bando de corruptores. E o Brasil passar a adotar só um lema: NÃO EXISTE CORRUPÇÃO NO BRASIL...SÓ INOCENTES! Todo mundo que os delatores premiados apontaram e disseram: "Esse? Pediu propina também"...jura que É INOCENTE. Só tem inocentes. Conclusão dessa novela: durante muito tempo, Cadeia no país ainda vai continuar só pra pobre, p... e p... Pra esses, se furtarem uma peça num Supermercado, ou vão levar uma surra dos vigilantes, e choques pelo corpo todo ou vão pra cadeia mesmo. Esses são perigosos...Quem pega MILHÕES OU BILHÕES jura que é inocente. Não sei como as futuras gerações vão encarar tudo isso...daqui a uns 100 anos, vão rir desta geração atual, e na certa dizer: "Como o nosso antepassado foi um bunda mole que deixou acontecer tudo isso." Quanto ao tio Gilmar...já entrou pra história do Brasil como o maior soltador de Corruptos do país. Só soltou PODEROSOS.

Responder

3
3


Teodorico Montemayor - CP-45 - 11-10-2019 11:36:09

Esse aí, aquele que Diamantino, uma cidade de MT, sente vergonha dele e pede desculpas a MT e ao Brasil, por ter essa aberração do meio jurídico ter sido parido lá, se soltar o lagosta, o polvo, o crustáceo, ops! é lula, vai morder um rico, mas um rico dinheirinho, que o crustáceo roubou do povo brasileiro!

Responder

1
3


2 comentários