Governo Bolsonaro avalia mudar Constituição para congelar salário mínimo  | MUVUCA POPULAR

Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019

BRASIL Terça-feira, 17 de Setembro de 2019, 10h:04 | - A | + A




Governo Bolsonaro avalia mudar Constituição para congelar salário mínimo

Congelamento do valor dos salários seria de até dois anos e em situações de "aperto fiscal"


Redação

5ce8310d210000730c80b114.jpeg

Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro da Economia Paulo Guedes | Foto: Reprodução

O Ministério da Economia, de Paulo Guedes, analisa retirar da Constituição a obrigatoriedade de que o valor do salário mínimo seja corrigido pela inflação, para então autorizar o seu congelamento provisório em situações de “aperto fiscal”. Uma das hipóteses é que o valor fique travado por dois anos. Proposta atualmente está em tramitação no Congresso. Informação foi confirmada nesta segunda-feira (16) por Bernardo Caram, da Folha de S.Paulo.

O salário mínimo já não tem mais a obrigatoriedade de ser reajustado acima da inflação, pois tal regra caiu esse ano no governo Bolsonaro. Agora, a nova mudança iria além, permitindo o congelamento do valor, sem reposição da inflação. No entanto, a Constituição define que o salário mínimo deve ter reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo.

A teoria de Paulo Guedes é que, como o governo tem gastos atrelados ao salário mínimo, como as aposentadorias, a medida traria alívio ao Orçamento em situações de “aperto fiscal”.

A medida será incluída na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que altera regras fiscais e tem autoria do deputado Pedro Paulo (DEM-RJ). O texto atualmente está na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara e é debatido por um grupo de parlamentares, representantes do Ministério da Economia e técnicos de Orçamento no Congresso.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(4) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

alex r - 18-09-2019 08:33:26

HAHAHAHAHAA chupaaaaaaaa! Congela mesmo !!! O povo brasileiro tem muito capim não vão passar fome nunca!!!!

Responder

0
0


Carlos Nunes - 17-09-2019 16:51:34

Quando tio Guedes disse: com essa reforma da previdência faremos uma economia de 1 TRILHÃO DE REAIS em 10 anos...significou: em 10 anos, com essa reforma da previdência, vamos RAPAR o bolso do povo em 1 TRILHÃO DE REAIS. Pra encher o caixa vazio do Governo...só RAPANDO o bolso do povo? Coitados dos velhinhos e velhinhas do Brasil...vão comer o pão que o diabo amassou. Alguém AFUNDOU, ARREGAÇOU, com a Economia Brasileira, e eles vão pagar a conta NA MARRA, sem choro nem vela. Quando o cara mais honesto do Brasil, disse: não se preocupem, não tem crise, é só uma Marolinha. MENTIU! Não foi só uma Marolinha...foi um tremendo tsunami, pior do que rompimento de barragem em Brumadinho. 14 Milhões de Desempregados, mais de 30 Milhões jogados na marra no Setor Informal pra sobreviver, aparecimentos dos Desalentados. E uma roubalheira desgraçada.

Responder

1
1


Carlos Nunes - 17-09-2019 16:30:58

Tanto Economista bom no Brasil...e o BOLSONARO foi escolher tio Guedes? Acabou aquela época dum só Economista mandar em toda a Economia Nacional...É muito Poder pra um cara só. Na época do tio Collor a Ministra sabe-tudo confiscou a Poupança dos Brasileiros...da noite pro dia. O cara tinha uma Poupança cheia, quando acordou de manhã não podia mais mexer no dinheiro. Hoje tio Collor já disse que arrepende amargamente de ter feito isso. BOLSONARO devia despachar tio Guedes com mala e cuia, como diz o ditado popular...chamar os melhores Economistas por área de conhecimento. Por exemplo: na Reforma da Previdência teria que chamar a professora da UFRJ, Doutora em Economia, DENISE LOBATO GENTIL, pra elaborar o Ante-Projeto da Reforma da Previdência, que seria apresentada pros Eleitores - os verdadeiros donos do Poder. Seria bom que todo mundo assistisse, pelo youtube, a palestra de 30 minutos da Dra. GENTIL, intitulada: Professora da UFRJ desmonta Reforma da Previdência. Essa Reforma que tio Guedes fabricou só vai ferrar o povo brasileiro...que terá que trabalhar MAIS, contribuir MAIS com a Previdência, pra no final ganhar MENOS. MAIS TRABALHO, MAIS CONTRIBUIÇÃO, MENOS DINHEIRO? É ruim pra burro. Como trabalhar mais num país que tem os Desalentados? Como contribuir mais se o bolso tá vazio? Tio Guedes será a pedra de tropeço do BOLSONARO.

Responder

1
1


Xai - 17-09-2019 11:52:43

Daqui a pouco a chamada será: "Governo avalia congelar a Constituição".

Responder

2
1


4 comentários