Petista propõe barrar alvos do STF na CPI das Fake News | MUVUCA POPULAR

Segunda-feira, 13 de Julho de 2020

BRASIL Quarta-feira, 27 de Maio de 2020, 20h:59 | - A | + A




POLÍTICA

Petista propõe barrar alvos do STF na CPI das Fake News

O senador Humberto Costa (PT-PE) propôs impedir a participação, na CPI das Fake News, de deputados investigados no inquérito sobre o mesmo tema, em curso no Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta quarta-feira, 27, uma operação da Polícia Federal a mando do Supremo atingiu militantes, empresários e seis deputados federais aliados ao presidente Jair Bolsonaro.

Relator do inquérito na corte, o ministro Alexandre de Moraes determinou o depoimento, no prazo de 10 dias, dos deputados Bia Kicis (PSL-DF), Carla Zambelli (PSL-SP), Daniel Silveira (PSL-RJ), Filipe Barros (PSL-PR), Cabo Junio Amaral (PSL-SP) e Luiz Phillipe de Orleans e Bragança (PSL-SP). O ministro determinou, ainda, que as redes sociais preservem o conteúdo de postagens dos parlamentares, para evitar que tudo seja apagado.

 

"É inaceitável que eles exerçam papel de investigadores de crimes pelos quais são investigados", argumentou Humberto Costa.

Integrante da CPI, Costa prepara dois requerimentos para votação no colegiado. Por enquanto, como não há reuniões presenciais, os trabalhos da comissão estão paralisados, sem data prevista para retomada das votações e interrogatórios.

Atualmente, nenhum dos seis deputados alvos do STF tem assento na CPI, mas a intenção do petista é vetar, preventivamente, que eles possam de alguma maneira vir a participar das sessões futuras.

A tropa de choque bolsonarista tinha cadeiras na CPI, mas perdeu espaço depois que a deputada Joice Hasselmann (SP), ex-líder do governo e rompida com Bolsonaro, assumiu a liderança do PSL. Joice retirou as vagas de deputados alinhados com o presidente e indicou rivais desse grupo governista no partido.

A ala do PSL que se manteve ligada ao Planalto trava, há meses, uma disputa para retomar a representação da bancada. Nos bastidores, a avaliação é a de que esse grupo tentará obter assinaturas novamente para remover Joice do posto, abrindo caminho para voltar à CPI.

Outra manobra mapeada por integrantes da CPI seria algum dos partidos do Centrão, bloco informal que se aliou ao governo em troca de cargos e verbas federais, ceder suas vagas aos bolsonaristas que estão na mira do Supremo e defendem o presidente.

Além disso, qualquer parlamentar no exercício do mandato pode participar das sessões de uma CPI e até interrogar depoentes, embora tenham menos espaço de fala que os membros da comissão e líderes partidários.

Antes da nova aliança de Bolsonaro com o Centrão, a base governista sofreu uma série de derrotas na CPI. Em abril, o Palácio do Planalto tentou uma manobra para impedir o prosseguimento das investigações, mas não conseguiu convencer parlamentares a retirarem o apoio à comissão.

Em quebras de sigilo, a comissão identificou militantes bolsonaristas e um assessor do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, como autor de postagens ofensivas e suspeitas de crime contra a honra de adversários políticos. Eduardo recorreu ao Supremo para tentar engavetar a CPI, mas não teve sucesso.

A exemplo do inquérito relatado por Alexandre de Moraes no Supremo, a CPI também mira o financiamento das redes de difamação montada por aliados do presidente e aprovou a convocação para depoimento dos empresários Luciano Hang (lojas Havan) e Otávio Fakhoury (site Crítica Nacional). Ambos foram alvo de busca e apreensão nesta quarta-feira. Hang teve os sigilos bancário e fiscal quebrados.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(7) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

- 31-05-2020 12:40:00

Esse sempre foi o lema dos comunistas anticristo de esquerda. (acusar os outros do que falam e praticam.) Na verdade a prática os pensamentos, a ideologia e a cultura do comunismo tem que ser criminalizada, e seus membros e apoiadores presos. A prova de que o comunismo é anticristo uma ditadura terrível está pelo mundo. E a história da humanidade conta e confirma esses fatos. Olhem para os países comunistas o que fazem com seu próprio povo. exemplo ( Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, Rússia e etc.) vocês querem isso para o Brasil?

Responder

2
2


Jedae - 30-05-2020 17:02:37

Esse é o famoso "vampiro" nos esquemas da lava-jato!!!!!!!!!!!!

Responder

2
3


Carlos Nunes - 28-05-2020 16:43:49

Ih! Alguém por favor me explique O que é realmente Fake News? Me dê pelo menos 3 exemplos. Antigamente um cara dizia que era honestíssimo...acima de qualquer suspeita, ai, aparecia um montão de delatores premiados dizendo que> Ele? Pediu propina também, Será que Fake News foi o cara falar que era honestíssimo? E um montão de gente dizer o contrário? O ganhador do Prêmio Nobel de Medicina, LUC MONTAGNIER, disse que, quem fabricou o coronavírus foi o governo comunista chinês, num laboratório super-equipado que possuem em Wuhan...A China disse que coronavírus surgiu num mercado de peixe dessa cidade. Quem espalhou Fake News? O ganhador do Prêmio Nobel de Medicina ou o governo comunista chinês? Alguém acredita que vírus aparece por passe de mágica num mercado de peixe...ou é melhor acreditar que fabricaram o vírus num laboratório? Se eu disser que fabricaram num laboratório, estaria espalhando Fake News? Parece que Fake News é um cara falar uma coisa...e outros falarem outra coisa...Mas (sempre tem um mas na estória)...quem tá certo?

Responder

6
5


Jedae - 28-05-2020 09:59:40

Ver petistas, comunas e toda raça infame chorar, não tem preço. Bolsonaro, só precisa fazer duas coisas. Primeiro: Não deixar haver roubos em todos os níveis. Segundo: Nunca mais deixar o poder cair nas mãos dessa quadrilha, que se intitula progressistas. De quebra, limpar esse STF, repleto de corruptos e vendidos. Nem sei quem é pior. Se é o ex-carregador de malas do mula ou o ex do Temer, enterno vice da anta!!!!!!!!!

Responder

7
4


Bolão - 31-05-2020 10:55:46

Ver o Gado espumar pela boca é muito divertido! Kkkkkkkkkkk! Governo Fake é o Governo Bozo!

Responder

2
1


olavo - 03-06-2020 10:15:14

o BABÃO só lembrando que quem foi condenado por fake news foi HADDAD... kkkkkkkkkkk se eu fosse petista teria vergonha de sair na rua!!!

Responder

0
0


Jedae - 28-05-2020 08:31:11

Que esse ladrão quer falar em fake News??

Responder

7
5


7 comentários

coluna popular
Parlamentar fiscalizador
Conseguiu apenas 3% das assinaturas
Alta de 300%
“Vida nova, nova esperança”
Eleições municipais

Últimas Notícias
13.07.2020 - 11:12
13.07.2020 - 10:32
13.07.2020 - 10:20
13.07.2020 - 10:02
13.07.2020 - 09:14




Informe Publicitário