Secretário de Cultura pede demissão e acusa Bolsonaro de censurar séries LGBTs | MUVUCA POPULAR

Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019

BRASIL Domingo, 22 de Setembro de 2019, 09h:20 | - A | + A




Secretário de Cultura pede demissão e acusa Bolsonaro de censurar séries LGBTs

  Foto: Ronaldo Caldas/Ministério da Cidadania 

O secretário nacional de Cultura, Henrique Pires, pediu demissão ao ministro da Cidadania, Osmar Terra, por não concordar com atos de censura do governo Bolsonaro que atingem obras com conteúdo LGBT.

A secretaria que Pires comandava é subordinada ao Ministério da Cidadania. Após o governo publicar no Diário Oficial desta quarta-feira 21 uma portaria cancelando o processo de seleção de séries com temática LGBT pré-selecionadas para um edital para TVs públicas, o secretário pediu para deixar o cargo.

Pires estava a frente da Secretaria desde o início do governo de Jair Bolsonaro. “Eu tenho o maior respeito pelo presidente da República, tenho o maior respeito pelo ministro, mas eu não vou chancelar a censura”, disse o secretário ao G1.

As obras barradas pelo governo estão entre os finalistas da linha de diversidade de gênero de um edital aberto em 2018 para produções que seriam transmitidas por TVs públicas como a TV Brasil. “Afronte”, “Transversais” e “Religare queer”eram filmes que concorriam.

Na última quinta-feira 15, em sua live semanal nas redes sociais, Bolsonaro criticou as obras e prometeu colocar fim no concurso. Após as críticas do presidente, Osmar Terra determinou que os documentários não seriam exibidos.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

(3) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

alex r - 23-09-2019 08:52:14

Foi um gesto nobre.. mas será manchado qdo usar na campanha.... O cidadão deve entender que series , filmes, novelas... são produtos e como tal tem o seu público, logo se esta vendendo há de se prezar pelo produto... ao invés de se preocuparem com produtos que pagam impostos deveriam se preocupar com os que não pagam e geram bilhões em prejuízos... isso é visão mercadológica.

Responder

0
0


Olavo - 22-09-2019 22:18:08

Já foi tarde...

Responder

0
1


jose a silva - 22-09-2019 16:28:46

Sr. secretário palhaço, isso não é censura, isso é acabar com palhaçada e pouca vergonha! O sr. é do grupo? Dessas aberrações metamórficas?

Responder

1
1


3 comentários