Presidente do CRECI/MT alerta para o exercício ilegal da profissão  | MUVUCA POPULAR

Terça-feira, 02 de Junho de 2020

CIDADES Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020, 10h:06 | - A | + A




Corretor de imóveis

Presidente do CRECI/MT alerta para o exercício ilegal da profissão

Fiscalização tem sido mais dura, combativa e informativa

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI-MT – está de olho na atuação de falsos corretores, ou seja, pessoas que atuam no mercado imobiliário, mas que não têm formação técnica e não tem inscrição, junto ao órgão regulamentador. O registro no CRECI/MT traz segurança ao negócio imobiliário realizado, ainda mais frente à complexidade de tais relações.

Benedito Odário, presidente do CRECI/MT, explicou que a Entidade em MT, vem desenvolvendo, ao longo da sua gestão, uma fiscalização mais dura, combativa e informativa, prezando sempre o diálogo entre todos.

“Temos ainda algumas pessoas que trabalham dentro da ilegalidade, que insistem no ato irregular e nós, do CRECI/MT, estamos fazendo um trabalho rigoroso e diário no combate a clandestinidade nas transações imobiliárias. Sabemos que em todas as classes existe a ilegalidade ou a inadimplência, e nós não somos diferentes, desta forma, nossa gestão está comprometida em não deixar a ilegalidade agir dentro de MT, estamos em prol dos Corretores regulares, que são sempre a maioria, mas não podemos nos furtar em advertir, na forma da Lei, os que, por ventura, venham deixar de cumprir as regras ora contidas e explicadas à todos, não podemos ser dois pesos, duas medidas, precisamos auxiliar e, ao mesmo tempo, cobrar para que a classe seja respeitada, tanto pelo corretor de imóveis, quanto pelo seu cliente, seja para compra, venda, permuta e locação de imóveis, quem promove intermediação de imóveis de terceiros sem possuir estes requisitos, comete o ilícito penal de exercer ilegalmente a profissão de Corretor de Imóveis.” finalizou Benedito.

Para trabalhar na transação imobiliária é preciso que o profissional tenha uma formação adequada, capaz de lhe dar compreensão técnica a respeito das negociações imobiliárias.

O presidente do CRECI/MT ressaltou que muitos dos falsos corretores ainda vendem imóveis sem registros em cartórios e alertou para que a população busque conhecer o histórico do profissional antes de realizar a compra ou aluguel de algum desses bens.

Quem atua dessa forma comete o crime de contravenção. É o mesmo que uma pessoa se passar por um médico ou advogado, ou outro profissional, mas não tenha se formado para isso ou esteja regularizado junto aos conselhos da classe. Essa pessoa corre o risco de ser presa por exercício ilegal da profissão e vai responder na Justiça Federal.

Portanto, para exercer a profissão de Corretor de Imóveis é preciso ter o curso de técnico em transações imobiliárias ou tecnólogo em gestão imobiliária, habilitação no Conselho de Fiscalização Profissional e anuidade rigorosamente em dia junto ao CRECI/MT.

 
VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Projeto viabilizado
Ano letivo prejudicado
Violência doméstica em pauta
Jocelito Eraldo de Souza não resistiu à doença
Movimento "Vidas Negras Importam"

Últimas Notícias
02.06.2020 - 10:00
02.06.2020 - 09:15
02.06.2020 - 08:46
02.06.2020 - 08:24
02.06.2020 - 08:20




Informe Publicitário