A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Saúde e Segurança da área Sistêmica, realizou nesta sexta-feira (17), a apresentação do Programa de Atenção à Saúde Mental aos secretários adjuntos, superintendentes, coordenadores e gerentes do órgão.
Durante o evento foram apresentados os objetivos do programa que visa identificar os principais fatores no ambiente de trabalho que estejam provocando mal-estar e sofrimento psíquico aos servidores visando o desenvolvimento de ações interventivas para a sua redução ou eliminação.
Entre os objetivos do programa também estão proporcionar espaços de acolhimento, escuta, orientação, acompanhamento e encaminhamentos de servidores que necessitem de algum tratamento especializado, conhecer a organização, o ambiente, os processos e as relações de trabalho e como eles podem estar causando algum tipo de desconforto e sofrimento ao servidor, bem como realizar intervenções que minimizem fatores de risco à saúde mental.
Ainda fazem parte do programa o desenvolvimento de ações de educação em saúde para a promoção da saúde mental e o monitoramento das ações desenvolvidas e seus efeitos na saúde mental dos servidores.
A Secretária Adjunta de Administração Sistêmica da Seplag, Eliane Albuquerque, pediu aos gestores que fiquem atentos às suas equipes, a problemas de saúde mental que seus liderados possam estar passando e que muitas vezes não são falados por quem está sentindo.
“Precisamos cuidar não somente dos processos do nosso dia a dia, mas também dos nossos liderados e colegas de trabalho. Muitas vezes o servidor está passando por algum problema e precisamos estar atentos para ajudá-lo”.
A coordenadora de Saúde e Segurança no Trabalho da Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica da Seplag, Grazielly Érika Rondina, explica que após o diagnóstico na pasta, o programa agora está indo para a segunda fase, que é a de planejar ações fundamentadas no diagnóstico situacional que contribuam com melhores condições de trabalho.
Programa
O programa faz parte da Política de Saúde e Segurança no Trabalho, instituída no âmbito estadual pela Lei Complementar 502/2013, e é encabeçado pela Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da Seplag. Esta coordenaria capacita e orienta as áreas sistêmicas do Estado para que a política seja implementada nos órgãos e entidades do Executivo.
Além da Seplag já foram capacitadas equipes nas secretarias de Saúde, Fazenda, Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Departamento Estadual de Trânsito, Controladoria Geral do Estado, Polícia Judiciária Civil e Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária.
Para que o programa seja desenvolvido no âmbito dos órgãos e entidades do Executivo, ele precisa de uma equipe multiprofissional composta, no mínimo, por psicólogo, assistente social e enfermeiro.
Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia |
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.
10.11.2019 06h:06 » Bebê de 4 meses morre afogado com leite materno em Várzea Grande
07.11.2019 06h:06 » 200 mil pessoas estão na miséria absoluta em Mato Grosso
04.11.2019 08h:08 » Mato Grosso tem mais de 8 mil casos de dengue em 2019
15.10.2019 08h:08 » Locais de votação para o Conselho Tutelar em VG são definidos
14.10.2019 08h:08 » Cardiologistas de todo o Brasil se reúnem em congresso nacional em Cuiabá
14.10.2019 08h:08 » Avenida Filinto Müller sofre última intervenção antes da inauguração
26.05.2019 09h:09 » Prefeitos que não prestarem contas ao TCE receberão parecer negativo
23.05.2019 13h:01 » Moradores denunciam valor abusivo na conta de água
19.05.2019 11h:11 » Homem é preso por suspeita de envolvimento em roubo de gado em MT