Após 4 anos fechado, Museu do Rio está sendo reformado | MUVUCA POPULAR

Domingo, 20 de Outubro de 2019

CUIABÁ Quinta-feira, 18 de Abril de 2019, 15h:21 | - A | + A




Histórico

Após 4 anos fechado, Museu do Rio está sendo reformado

Fechado desde 2016, o museu "Hid Alfred Scaff", popularmente conhecido como Museu do Rio, não pode receber turistas. O local chegou a passar por restaurações, mesmo assim, seguiu de portas fechadas sem condições de receber o público de forma adequada.

O Museu do Rio está localizado no bairro do Porto, em Cuiabá, e atualmente faz parte do complexo de obras da Orla, local que carrega grande marco histórico da cidade. O acervo é formado por fotografias, peças de artesanato, artes sacras e maquetes que contam a história de capital tricentenária.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, confirmou que o espaço deve passar por um novo processo de reestruturação para ser reaberto em até 90 dias. 

"A obra faz parte do planejamento de reestruturação do Museu. E, com esse não seria diferente. Um tradicional espaço da ‘cuiabania’, que faz parte da história dos 300 anos da cidade calorosa e que, agora, vai receber o que há de mais moderno em equipamentos de som e imagem, dando ao público segurança, qualidade e conforto durante a visitação ao local”, disse. 

O Museu do Rio Cuiabá foi construído em 1899 e tombado pelo governo do Estado em 1983, o Mercado do Peixe que ao longo do tempo perdeu suas características originais. Recuperado pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, o imóvel passou a abrigar o Museu do Rio Cuiabá, recebendo o nome de "Hid Alfredo Scaff".

De acordo com a Ordem de Serviço, assinada na quarta-feira (16), a reforma do ambiente deve trazer modernizações no sistema de cabeamento, segurança, mobiliário e na implantação de equipamentos de som, computadores e ar condicionado. Placas de sinalização também devem compor a obra.

Vuolo ressalta ainda que o objetivo é que local possa receber turistas e visitantes com atividades e eventos culturais. "Queremos fazer eventos, exposições e atividades para atrair turistas e até os próprios moradores da capital", finaliza.

Ao todo, foi destinado o valor de R$ 208.479,00 para as melhorias, recursos do Ministério do Turismo, que será repassado via contrato, por meio da Caixa Econômica Federal. A previsão de entrega é de 90 dias, a contar da data de assinatura da ordem de serviço.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários