Emanuel resgata programa implantado por Rodrigues Palma e atende 16 mil pessoas | MUVUCA POPULAR

Sábado, 06 de Junho de 2020

CUIABÁ Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2020, 03h:51 | - A | + A




Promessa de campanha

Emanuel resgata programa implantado por Rodrigues Palma e atende 16 mil pessoas

Programa "Amor" leva atendimento médico e odontológico nas comunidades rurais

 Pelo menos 16 mil pessoas passarão a ser atendidas pelo programa de Assistência Médica e Odontológica Rural (Amor), em Cuiabá. Agora, o projeto será composto por duas vans com sete profissionais técnicos da saúde que levarão assistência na área da atenção básica para as pessoas que residem em 16 comunidades rurais, localizadas na capital.

Atualmente, a iniciativa já atende 13 mil moradores de áreas rurais, como a Raizama, Pequizeiro, Recesso e Coivaras, esta última localizada a 105 quilômetros do perímetro urbano da capital. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o objetivo do programa é ampliar a cobertura da atenção básica, por meio do atendimento resolutivo com responsabilidade e qualidade, de acordo com as necessidades de saúde da população das comunidades rurais descobertas pela equipe de Saúde da Família (ESF).

“Nós vamos atender 16 comunidades com a diferença que antigamente o retorno a cada comunidade era de 45 dias e, agora, baixa para 20 dias. A princípio é suficiente sim, pois está dobrando a oferta de serviço para essas comunidades, incluindo, agora a odontologia”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho.

O programa “Amor” foi criado na gestão do ex-prefeito de Cuiabá, Rodrigues Palma, que governou a Capital entre os anos de entre 1975 e 1979, sendo o seu resgate um compromisso de campanha do prefeito Emanuel Pinheiro. “A tendência é aumentar o número de atendimentos. Logo, estaremos colocando a terceira equipe prestando a assistência”, frisou.

Responsável pela equipe “1” do programa, o enfermeiro Marcelo Coelho explica que cada unidade conta com sete profissionais de diferentes especialidades, como médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo, técnico de saúde bucal e assistente social. “Atualmente, a equipe já atende cerca de 6 mil pessoas residentes na zona rural, ou seja, nas localidades mais afastadas da região central de Cuiabá”, disse. “O médico é um clinico geral que fará todo atendimento inerente a atenção básica, que consiste na consulta clínica geral”, completou.

Conforme Marcelo Coelho, o paciente será avaliado e se for necessário são solicitados exames. “A avaliação nos diversos programas que atenção básica tem, como saúde da mulher, do idoso, hipertensão e diabetes, são alguns dos procedimentos que são realizados pelas equipes”, destacou.

O atendimento por parte da nova equipe está previsto para começar hoje (08), a partir das 7 horas, na Comunidade Terapêutica Vau de Jaboque e no São Gerônimo. “O primeiro dia será somente para consultas e atendimentos. No dia seguinte (09), será feita a coleta de exames laboratoriais”, frisou. “Toda a população interessada será atendida, como crianças, mulheres e idosos”, acrescentou. Novas comunidades a serem atendidas ainda serão definidas.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Thelma de Oliveira diz que não irá se afastar
Nota de Pesar
Fiscalização continua
Assintomático e isolado em casa
Ninguém quer assumir

Últimas Notícias
06.06.2020 - 15:10
06.06.2020 - 15:01
06.06.2020 - 12:23
06.06.2020 - 12:00
06.06.2020 - 11:10




Informe Publicitário