Farmácias lidam com falta de álcool em gel em distribuidoras | MUVUCA POPULAR

Terça-feira, 02 de Junho de 2020

GERAL Sábado, 14 de Março de 2020, 10h:06 | - A | + A




Farmácias lidam com falta de álcool em gel em distribuidoras

Nove casos suspeitos de coronavírus estão sendo monitorados em Mato Grosso, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Neste panorama, a procura por produtos como álcool em gel e máscaras se mantém pela população, ainda mais após a Organização Mundial de Saúde decretar pandemia da doença.

O movimento nas farmácias do centro de Cuiabá demonstra um cuidado da população com a saúde. Na Drogaria Pramyn, uma funcionária estava repondo o estoque e quem entrava no comércio já perguntava pelo álcool em gel.

O gerente da Drogaria Ultra, Nivaldo Saviero, relata que a procura pelo produto cresceu 60% durante a crise do coronavírus. Antigamente, ele guardava o álcool em gel nas prateleiras atrás da bancada. Agora, está exposto na frente, para os clientes encontrarem facilmente. Na drogaria, o recipiente de 500 gramas sai por R$ 12,99.

Apesar de estar com estoque garantido para 2 a 3 meses, o gerente comenta que as distribuidoras estão com o produto em escassez. “Poucas distribuidoras tem, estamos pegando até do Atacadão para repor o nosso estoque”, disse.

Além do álcool em gel, Saviero conta que remédios oriundos da China, como a dipirona, também estão começando a vir com menos frequência. As máscaras já estavam esgotadas antes mesmo da pandemia do COVID-19. Ele conta que vendeu a última na quinta-feira (12).

“Todas as classes de idade procuram, desde mães a idosos. As pessoas adultas são as que mais procuram, de 40 a 60anos, nessa faixa etária. Tem medicamentos que estão faltando que vem da China, como dipirona. Como fazemos compra com a empresa, não estamos conseguindo reposição”, disse.

O gerente da Drogaria Ipiranga, Rosenildo Prado, também relata sobre a divisão que as distribuidoras estão fazendo do álcool em gel. Uma empresa de turismo chegou a encomendar na farmácia 20 unidades do produto.

“De início, começaram a estipular quantidades especificas para o CNPJ, que podia comprar 12 unidades só. O que eu tenho de estoque é o meu antigo, agora hoje não consegue comprar mais”, explica.

A procura pelo produto acontece mais nas unidades do shopping, conta Prado. Após as recomendações de higiene e prevenção, a demanda no comércio do centro deu uma caída. O preço do álcool em gel, de 420 gramas, é de R$ 22,99.

“Parece agora que o estado se confortou, falou que não tinha todo esse risco, pediu a limpeza das mãos, então deu uma parada. Eu mantive o estoque e a demanda não está tão grande, pelo menos nessa região”, tranquiliza.

Mesmo com a declaração de pandemia da OMS, o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-MT) esclarece que não há motivo para pânico. Não há também recomendação para fechamento de locais com concentração de pessoas, como escolas, cinemas, bares e outros. A equipe reforça a toda a população que mantenham as medidas de controle e prevenção.    

Recomendações

As ações diárias para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool. Além disso, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Suspeita de coronavírus
Projeto viabilizado
Ano letivo prejudicado
Violência doméstica em pauta
Jocelito Eraldo de Souza não resistiu à doença

Últimas Notícias
02.06.2020 - 11:44
02.06.2020 - 11:21
02.06.2020 - 10:00
02.06.2020 - 09:15
02.06.2020 - 08:46




Informe Publicitário