Foto: Reprodução
O deputado estadual João Batista do Sindspen (PROS), prestigiou na manhã desta sexta-feira (20), a inauguração do sexto raio com 36 celas, construído pelo Governo do Estado na Penitenciária Central do Estado (PCE).
"Essa inauguração é mais uma conquista para toda a categoria de policiais penais de Mato Grosso. Parabenizo a iniciativa do Governador, bem como, de todas as demais instituições envolvidas nessa realização. Parabenizo também, o diretor da unidade, Agno Ramos e todos os demais servidores envolvidos nas ações que a PCE desenvolve”, ponderou.
O parlamentar enfatizou ainda, que obra foi realizada por cerca de 70 recuperandos e destacou o baixo custo operacional, que proporcionará um alto nível de produtividade aos policiais penais.
“Ao longo da nossa luta sindical e agora no legislativo, sempre enfatizei a tese da diminuição dos gastos em obras, utilizando a mão de obra da pessoa em cárcere. Essa nova ala inaugurada hoje é exemplo dessa economia. Outra observação importante é que todas as portas do local são automatizadas e as 36 celas são monitoradas por circuito de câmeras.", explicou o deputado.”, pontuou.
De acordo com o governador Mauro Mendes, as obras cumprem parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Defensoria Pública, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e OAB, para reforma integral do sistema penitenciário.
“O sexto raio da Unidade, é um protótipo do novo modelo de celas que Mato Grosso deve construir até o fim do próximo ano. Esse trabalho no sistema prisional vai trazer segurança para as pessoas fora dos presídios. Estamos mudando uma situação que não permitia o Estado dizer que estava ressocializando um reeducando”, disse o governador .
Conforme o ministro André Mendonça, o formato de raios adotados pelo Estado se aproxima das prisões de segurança máxima existente no país, para o isolamento de líderes de facções criminosas e contenção de possível rebelião.
“Um dos grandes motivos de criminalidade e violência no país se deve à falta de controle do sistema prisional. Esse modelo permite uma mudança drástica e profunda e curto espaço de tempo. Se construiu uma modelagem de segurança e vigia com custo muito interessante e muita próxima a modelo de segurança máxima nacional”, afirmou o ministro.
O evento contou também, com a presença do secretário de Segurança Publica, Alexandre Bustamante, do juiz da Vara dos Direitos Humanos, Geraldo Fidélis, além de outras autoridades políticas.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.
Esse vai ser igual Toninho de Souza, aguarde.. |
|||||
|
|||||
|
27.01.2021 07h:07 » Secretaria trabalha no fortalecimento do turismo da capital
27.01.2021 07h:07 » Mais de 800 profissionais da saúde já foram capacitados
27.01.2021 07h:07 » Ouvidoria monta posto de atendimento no Centro de Vacinação
25.01.2021 14h:02 » Semana Pedagógica de 2021 conta com mais de cinco mil inscrições
25.01.2021 07h:07 » Vacina Covid-19: Saiba quem pode e quando buscar os serviços para se imunizar
25.01.2021 07h:07 » Bustos de personalidades históricas retornam a Praça Alencastro
23.01.2021 09h:09 » Semáforos de Cuiabá são reprogramados com novo sistema de funcionamento
22.01.2021 14h:02 » Sefaz apreende mercadorias sem nota no posto fiscal Flávio Gomes