Pacientes do Cridac recebem aparelhos auditivos e cadeiras de rodas | MUVUCA POPULAR

Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019

GERAL Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019, 08h:35 | - A | + A




Pacientes do Cridac recebem aparelhos auditivos e cadeiras de rodas

Além da entrega dos equipamentos, no Cridac, o cidadão terá acesso a serviços, como confecção de documentos, cartão de estacionamento, palestras e inclusão escolar, até sexta-feira (20)

Marcos Vergueiro.jpg

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Para intensificar as ações promovidas pelo Governo de Mato Grosso, durante a 5ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em parceria com diferentes entidades públicas e privadas, realizou nesta quarta-feira (18), a entrega de aproximadamente 500 aparelhos auditivos e cadeiras de rodas aos pacientes do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac).

A entrega dos aparelhos foi realizada pelo secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, que esteve presente na abertura do evento com diversos serviços voltados às pessoas com deficiência. “Estamos implementando as ações e vamos fazer uma ampla distribuição, entregando aparelhos de audição e cadeiras de rodas adaptadas às características de cada deficiente ao londo do mês”, disse.

Todas essas atividades são realizadas em consonância com Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro.

Além da entrega dos equipamentos, o cidadão terá acesso a serviços, como confecção de documentos, cartão de estacionamento, confecção do Cartão Sistema Único de Saúde (SUS), doação de sangue, oficina de pintura, palestras para falar sobre o acesso ao mercado de trabalho, inclusão escolar, manicure e corte de cabelo. Essas ofertas estão disponíveis até sexta-feira (20).

A diretora do Cridac, Patrícia Dourado, informou que estarão disponíveis “todos os serviços da rede contemplados pelo Cridac, como otorrino, neuropediatra, ortopedista e os serviços de reabilitação, que inclui os atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e próteses auditivas e cadeira de rodas”.

Uma das pacientes que recebeu uma cadeira de rodas foi a pequena Isadora, de três anos. De acordo com a avó da criança, Lezina Horrino, a cadeira chegou em boa hora e vai ajudar a melhorar a locomoção da menina.

“Para mim, é um motivo de alegria estar recebendo essa cadeira, pois a gente sofre muito carregando. Ela é pesada e com essa cadeira vai ser melhor acomodada, agradecemos muito por isso”, disse.

São parceiros do evento o MT Mama, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), Associação Mato-grossense de Deficientes (Amde), Federação da Industrias no Estado do Mato Grosso (Fiemt), Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), Grupo Incluart, Tia Hanna e Casa Civil.

Serviço

O Cridac é uma unidade especializada no atendimento de pessoas com deficiência. O prédio fica localizado na Rua G, s/n - Bloco A - Centro Político Administrativo. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (65) 3613-1928.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários