Projeto de Fávero protege idoso do golpe financeiro | MUVUCA POPULAR

Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020

GERAL Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2020, 13h:31 | - A | + A




PROTEÇÃO

Projeto de Fávero protege idoso do golpe financeiro

Proposta foi encaminhada à Comissão de Defesa do Consumidor da Casa de Leis


redacaomuvuca@gmail.com

Evitar golpe, empréstimos irregulares e o endividamento de idosos, junto às operadoras financeiras de crédito. Esse é o intuito do deputado estadual Silvio Fávero, que apresentou o Projeto de Lei 52/2020 para assegurar que empréstimos às pessoas idosas sejam feitos apenas de forma presencial com o gerente da instituição bancária ou funcionário equivalente nas empresas de crédito consignado.

“Queremos com isso, proteger nossos idosos, que acabam sendo vítimas de pessoas mal intencionadas. Muitas vezes, sem perceber, idosos aceitam empréstimos desnecessários que irão reduzir o valor do seu benefício por meses”, alertou o deputado Fávero, autor da medida.

Fávero alega, que com as dificuldades na utilização dos terminais de autoatendimento, idosos se submetem muitas vezes ao auxílio de estranhos, tornando-se alvos fáceis da criminalidade, principalmente pelo fato do idoso apresentar dificuldades no manuseio com a tecnologia dos computadores, internet, aplicativos e outras ferramentas digitais da atualidade onde muitas vezes contraem empréstimos  a contragosto.

De acordo com o Procon-MT,  só em 2019, pessoas acima de 60 anos  representaram 24%  do público atendido presencialmente no órgão de proteção ao consumidor. As reclamações mais frequentes entre eles são os empréstimos e o cartão de crédito consignado, ou seja, um cartão de crédito cujo valor mínimo de fatura é descontado diretamente do salário líquido ou benefício do INSS.

É importante frisar, que a pessoa idosa está, conforme o Procon, no grupo de consumidores vulneráveis ao assédio de bancos e empresas de crédito, que divulgam empréstimos facilitados com contratos irregulares.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Nesta sexta-feira (28)
Eleição suplementar
Prefeito se emocionou durante homenagem
Vice-governador apoia manifestação anti-Congresso
Interessados devem comparecer ao diretório

Últimas Notícias
28.02.2020 - 11:19
28.02.2020 - 11:19
28.02.2020 - 11:12
28.02.2020 - 11:09
28.02.2020 - 11:01




Informe Publicitário