17 de Outubro de 2021

Secretária destaca avanços da educação na gestão Emanuel Pinheiro | MUVUCA POPULAR

 

GERAL Sexta-feira, 27 de Agosto de 2021, 17h:02 A | A

Programa de Gestores

Secretária destaca avanços da educação na gestão Emanuel Pinheiro


redacaomuvuca@gmail.com

Mais de 1.776 profissionais da educação visualizaram o evento e palestra de abertura da 2ª edição do Programa Escola de Gestores – 2021-2022, realizada nesta quinta-feira (26), de forma online. Com a participação de autoridades municipais, o evento abriu oficialmente o ciclo de formação que terá a participação de 446 profissionais que exercem as funções de diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares.

As aulas em vídeos serão disponibilizadas numa plataforma dedicada à formação a distância (EAD), com ferramentas especializadas para a modalidade. Serão ao todo oito módulos que se encerraram em dezembro.

Nesta etapa a formação estará focada nos processos de gestão pedagógica, administrativa, de recursos humanos e financeiros. Na abertura do evento a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado falou sobre a iniciativa inédita da gestão Emanuel Pinheiro, ao implementar o Programa Escola de Gestores, e da sua importância na formação continuada dos profissionais da educação para a melhoria da educação pública municipal.

“A Escola de Gestores vem contribuir com o trabalho que já vem sendo realizado na rede pública municipal de ensino, e para a consolidação das ações desenvolvidas pelas equipes gestoras nas unidades educacionais.  Ser gestor não é fácil, as dificuldades e desafios são imensos e todos estão sendo superados com os investimentos consistentes feitos pela gestão Emanuel Pinheiro na formação qualificada dos profissionais da Educação. Já avançamos muito. Hoje Cuiabá é exemplo de educação pública para todo o Brasil do ponto de vista pedagógico. Estamos avançando também em melhorias na infraestrutura e vamos continuar avançando para que possamos contribuir cada vez e de forma mais humanizada e efetiva, no processo de ensino e aprendizagem dos nossos estudantes”, disse ela.

Também presente ao evento, o presidente do Colegiado de Diretores, Ednilson Albino de Carvalho falou sobre a contribuição da Escola de Gestores para uma educação que atenda a realidade. “Para nós é motivo de alegria participar da abertura dessa 2ª etapa da Escola de Gestores. À medida que aprofundamos os mecanismos de gestão, aprofundamos também a nossa capacidade de atender as nossas unidades por meio de políticas coletivas construídas a partir da realidade e da vivência dos trabalhadores em cada unidade”, disse Ednilson Albino de Carvalho.  

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Andréa Santos  parabenizou a iniciativa. “A formação continuada permite aos profissionais da educação a instrumentalização necessárias para que as equipes gestoras desempenhem suas rotinas pedagógicas e administrativas no sentido único de garantir o direito à educação para as crianças cuiabana”, ressaltou Andréa Santos.

A secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar falou sobre a organização do ciclo de formação, voltado especialmente para atender as demandas das equipes gestoras, e do papel que a iniciativa vai desempenhar na qualificação dos profissionais. “A Escola de Gestores, sem dúvida, terá cada vez mais um papel significativo para os profissionais da educação que estão atuando tanto na área administrativa como conduzindo todo o processo pedagógico nas unidades educacionais. Durante o ciclo de formação serão repassados conhecimentos de maneira sistematizada visando a qualidade da Educação Básica. Esperamos construir com as ações de cada equipe gestora no enfrentamento dos desafios do dia a dia”, ressaltou.

Logo após a abertura, a Profª. Dra. Filomena Maria Monteiro, da Universidade Federal de Mato Grosso, falou aos cursistas sobre o tema Reflexões sobre o impacto do processo formativo na gestão das Unidades Educacionais.

Escola de Gestores

O programa Escola de Gestores foi iniciado em 2019, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá/Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Federal de Mato Grosso/Departamento de Ensino e Organização Escolar do Instituto de Educação, esta edição será totalmente online. O objetivo da iniciativa é subsidiar a prática das equipes gestoras criando um referencial de Gestão Democrática que auxilie a gestão escolar.


COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários





Denuncie no muvuca popular

Email: redacaomuvuca@gmail.com / Tel: - (65) 3359-0112 - Whats: (65) 9.8167-8899

Edifício Helbor Dual, Sala 1314, cuiabá / MT 78048250

Todos os Direitos Reservados - Muvuca Popular - 2021