Visitas são canceladas em presídio por suspeita de surto de meningite | MUVUCA POPULAR

Segunda-feira, 25 de Março de 2019

GERAL Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2019, 14h:48 | - A | + A




Penitenciária Central do Estado

Visitas são canceladas em presídio por suspeita de surto de meningite

Por: GD

Ao menos 8 presidiários pré-diagnosticados com meningite na Penitenciária Central do Estado (PCE) foram encaminhados para ala de isolamento do Pronto-Socorro Municipal Cuiabá (PSMC). Os detentos estavam no raio 4, o mesmo em que as visitas foram canceladas no dia 5 deste mês, após o preso Luis Freideriano de Souza também ser diagnosticado com a doença e acabar falecendo no mesmo dia, dentro da unidade.

Durante entrevista, a fonte, que preferiu não ser identificada, contou que o Estado alega que a doença é do tipo não contagiosa, porém, todos os profissionais da Saúde contratados pelo governo foram medicados e os mais de 200 funcionários, contando agentes prisionais, não tomaram a medicação. Os remédios são comprados pela associação do presídio e não pelos cofres públicos.

As únicas medidas adotadas para os profissionais que trabalham em uma escala de 24h/72h é atuar com máscaras nas celas, lavar as mãos frequentemente e não compartilhar objetos e comida.

"Temos alguns colegas que estão com muito medo porque tiveram contato com o primeiro detento que foi diagnosticado e logo morreu. Estamos sem saber o que fazer porque não temos segurança e muitos menos apoio da administração sendo que neste raio são quase 400 presos", lamentou.

Outro lado

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Justiça e Direitos Humanos e a assessoria do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) foram procuradas para posicionamentos.

A assessoria da unidade médica explicou que teve conhecimento de apenas dois casos, sendo que o primeiro é de Luis Freideriano, que recebeu o diagnóstico da doença e logo morreu.

Já a assessoria da Sejudh-MT explicou que 6 presidiários passaram mal na tarde de quinta-feira (10) e todos foram consultados pelos médicos do presídio. No entanto, apenas um deles foi levado para o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá por estar com os sintomas mais semelhantes ao da doença. Foi realizado o teste, porém, deu negativo.    

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Vídeo portando arma não era com vereador Abílio
'Grampolândia Pantaneira'
Após rumores de que poderia ir para outro partido
O processo da deputada foi enviado ao MPF
Cancelamento do festival 300 anos

Últimas Notícias
24.03.2019 - 18:12
24.03.2019 - 17:34
24.03.2019 - 17:23
24.03.2019 - 16:33


Emanuel Pinheiro

Valtenir Pereira

Procurador Mauro

Gisela Simona

Lúdio Cabral

Janaina Riva

Juiz Julier

Mauro Carvalho

Fábio Garcia

Ulysses Moraes

Pedro Taques

Victório Galli

Nenhum deles



Informe Publicitário