Curso de formação para obtenção de CNH pode ser feito à distância | MUVUCA POPULAR

Quinta-feira, 04 de Junho de 2020

GOVERNO Quinta-feira, 14 de Maio de 2020, 11h:48 | - A | + A




Curso de formação para obtenção de CNH pode ser feito à distância


redacaomuvuca@gmail.com

 

Atendendo a deliberação n° 189 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) autorizou, em caráter temporário, a oferta de aulas do curso de formação técnico-teórico obrigatório para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na modalidade de ensino à distância. A autorização será válida enquanto durar a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19.

A portaria n° 241 de 13 de maio de 2020 do Detran-MT autoriza os Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados junto à Autarquia a desenvolver ou contratar solução para realização das aulas à distância.

Para a realização das aulas, os sistemas utilizados pelas autoescolas devem atender alguns requisitos de segurança tais como: permitir a validação biométrica facial do instrutor de trânsito e dos candidatos na abertura e no término da aula; permitir o monitoramento da permanência do instrutor e candidatos na sala virtual durante a realização das aulas; disponibilizar interface para usuários que permita que o instrutor compartilhe, em tempo real, seu vídeo, seu áudio e a tela do seu dispositivo, e que o candidato visualize suas aulas agendadas; permitir o registro de cada aula, agrupando os dados, gerando relatórios com informações suficientes para o controle da carga horária, frequência do candidato e do instrutor; entre outros requisitos dispostos na portaria.

As aulas serão ministradas em tempo real, sendo vedada a exibição de aulas gravadas. “A possibilidade do curso na modalidade à distância proporciona ao candidato a formação dentro dos preceitos legais e com a segurança de se manter em isolamento social, além da validação facial, que certifica o cumprimento de toda a carga horária do curso”, disse o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade.

Os Centros de Formação de Condutores credenciados junto ao Detran-MT ministram, por mês, uma média de 6.520 cursos teóricos para formação de condutores. 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Presidente do PV é cotado à prefeitura de Cuiabá
Cinco pessoas próximas testaram positivo
Vírus se alastra no Governo Estadual
Possível contaminação em massa no Executivo
Reação pronta

Últimas Notícias
04.06.2020 - 20:01
04.06.2020 - 19:00
04.06.2020 - 17:53
04.06.2020 - 17:47
04.06.2020 - 17:22




Informe Publicitário