Pandemia afetou 98% do setor de eventos; profissionais se reinventam | MUVUCA POPULAR

Terça-feira, 20 de Outubro de 2020

GOVERNO Quarta-feira, 15 de Julho de 2020, 21h:48 | - A | + A




Pandemia afetou 98% do setor de eventos; profissionais se reinventam

Para seguir com o isolamento social, uma das medidas necessárias para evitar a propagação do vírus, e conseguir se manter no mercado, profissionais desta área têm se reinventado


redacaomuvuca@gmail.com

Uma pesquisa do Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) e a União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), aponta que a pandemia do coronovírus impactou 98% das empresas ligadas ao segmento, com uma média de 12 eventos cancelados. Para seguir com o isolamento social, uma das medidas necessárias para evitar a propagação do vírus, e conseguir se manter no mercado, profissionais desta área têm se reinventado.

O levantamento mostra ainda que 51% das empresas optaram pelo trabalho on-line e 35% dos empresários ouvidos negociaram crédito para realizar os eventos futuramente. É o caso da cerimonialista Joseane Franzan que teve oito eventos adiados entre formaturas, casamentos e aniversários.

“Não é um momento fácil para ninguém, principalmente para nós, que trabalhamos nesta área. Até o momento, não tive nenhum contrato cancelado e, neste período, tenho mantido o relacionamento com os clientes de forma online para dar-lhes suporte na parte de assessoria, com reorganização de agendas e a segurança de que agora, diante do cenário em que vivemos, o melhor é seguirmos o isolamento social para o bem das nossas famílias”, afirma Joseane proprietária do Cerimonial Emocionatta que atua no mercado desde 2015.

Segundo ela, os clientes não desistiram da realização do evento de forma presencial porque, em sua maioria, trata-se da concretização de um sonho. “E que agora, por conta da pandemia, não é possível acontecer na data planejada, pois seria uma grande irresponsabilidade. Entretanto, não cancelar é uma forma de mantermos a esperança de que, num futuro breve, vamos voltar a celebrar todas nossas conquistas, com muitos brindes, abraços e aquelas boas festas de ‘rebuça e tchuçá’, como diz o cuiabano”, pontua.

Um exemplo disso é o que conta o diretor pedagógico de uma escola e universidade em Cuiabá, Waldemir Oliveira, um dos clientes da cerimonialista que não cancelou a realização de nenhum evento. Até agora, apenas foram suspensas duas formaturas, uma que era para ser realizada em março e outra que aconteceria no próximo mês. “Inicialmente estamos adiando por achar que esse evento presencial é de suma importância para o aluno e família. Vamos aguardar passar esse período, em que necessitamos nos manter isolados e distantes socialmente, para podemos fazer a colação de grau presencial, um baile de formatura bonito e de encher de satisfação todas as famílias”, destacou Waldemir, elogiando toda a assessoria prestada pela cerimonialista.

CAIXA

Apesar da pandemia ter impactado de forma drástica o financeiro da empresa, a cerimonialista conseguiu manter os contratos e as parcerias, mesmo que os eventos, porventura, só venham ser realizados ano que vem. “Não posso cobrar dos meus clientes para que continuem realizando os pagamentos por conta de toda a nossa situação, mas não ficamos no vermelho porque havia uma reserva financeira. Apenas a construção do nosso escritório com sede própria que foi adiada.”, explica Joseane.

Além de manter junto aos clientes a assessoria à distância, a profissional tem aproveitado o momento para “mergulhar” numa imersão de cursos virtuais. “Estou aproveitando para me aperfeiçoar fazendo vários cursos pela internet. Quando estamos numa situação em que temos que sair da nossa zona de conforto, como é o caso da pandemia, é preciso pensar fora da ‘caixinha’, nos reinventar com a criação novos hábitos. Estou em busca de conhecimento para poder oferecer o melhor aos clientes agora e depois que essa pandemia passar”, finalizou.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Improbidade administrativa
Deu na Revista Época
Com 87 anos
Não terminou
Candidatos tentam surfar na onda

Últimas Notícias
20.10.2020 - 18:24
20.10.2020 - 18:17
20.10.2020 - 17:14
20.10.2020 - 16:18
20.10.2020 - 16:10


Muvuca (PL)

Adevair Cabral (PTB)

Chico 2000 (PL)

Misael Galvão (PTB)

Ricardo Lobo (PL)

Aladir (PL)

Sargento Joelson (SD)

Juca do Guaraná (MDB)

Luluca Ribeiro (MDB)

Macrean

Renivaldo Nascimento

Toninho de Souza

Edna Sampaio (PT)

Robson Cireia (PT)

Ricardo Saad

Oseas Machado (MDB)

Rogério Varanda

Alex Ribeiro (PP)

Maurélio (PSDB)

Dudu Santos

Marcelo Bussiki

Vinícyus Clovito

Diego Guimarães

Mário Nadaf

Marcos Veloso

Gisele Almeida

Orival do Farmácia

Wilson Kero-Kero

Dr. Xavier

Justino Malheiros

Zidiel Coutinho

Sargento Vidal

Dídimo Vovô

Clebinho Borges

Júlio da Power

Jamilson Moura

Emídio de Souza (PSL)

Adalberto Cavalcanti

Ricardinho

Kako do CPA

Dilemário Alencar

Max Campos (PSB)

Cezinha Nascimento

Edienes Hadassa

Dr Luiz Fernando

PF Rafael Ranalli

Gabriel Henrique

Itamar Jefferson (PL)

Cristiano Paraqueda

Sebastião Moraes

Daniel

Justino Campos

Rafael "Faré"

Darley Gonçalves

Osmar Rodrigues "Chefinho"

Elenir Pereira

Prof.instrutor Joaquim Neto

Diogo Fernandes

Ade Silva

Sargento Ozeni

Dito Paulo

Paulo Macedo

Luiz BA

Professor Frankes

Paulo da VGDI

Valdemir MM

Weto Salgado

Dr. Daúde

Bob Medina

Wagner Vinícius

Luis Carlos

Carlos Henrique do Correio

Adv Cris

Elenir Pereira

Zé Carlos

Luis Cláudio

Huelton Souza

Rosenil Luiz (Canelinha de pacu) (PL)

Sargento Ozeni

Luiz Poção (PL)

Edilson Odilon (PL)

Paulinho CPA

Germânio Araújo

Chico do Leblon

Delegado Garcia

Renato Anselmo

Cleber Adôrno

Doidinhoducorte

Neno do Pascoal Ramos

Prof. Jorginho

Itamar Carvalho

Sidney de Souza

Marquinhos Carioca

Renato Anselmo

Pablo Queiroz

Pastor Jeferson

Paulo do Carmo

Vinícius Pardi

Aroldo Telles

Marcus Brito Jr.

Elzio Xaulin

Ledevino Conceição

Elias Santos

Edmilson Carmo

Gato Louco

Nilda Tosca



Informe Publicitário