Três municípios de MT declaram situação de emergência devido a queimadas | MUVUCA POPULAR

Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019

GOVERNO Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019, 16h:57 | - A | + A




Desespero

Três municípios de MT declaram situação de emergência devido a queimadas

Chapada dos Guimarães, Novo São Joaquim e Canabrava do Norte foram avaliados pela Defesa Civil


redacaomuvuca@gmail.com

O Governo de Mato Grosso homologou o decreto de situação de emergência devido a queimadas para três municípios do estado, sendo eles Chapada dos Guimarães, Novo São Joaquim e Canabrava do Norte. Até o momento, outras oito cidades também já solicitaram a autorização do decreto de situação de emergência.

Os municípios de  Porto Alegre do Norte, Paranatinga, Juscimeira, Rondonópolis, Nova Olímpia, Rosário Oeste, Aripuanã e União do Sul também alegam estarem sofrendo com os incêndios e aguardam o aval da Defesa Civil Estadual.

Entre as cidades afetadas pelas queimadas, Chapada dos Guimarães é a que mais tem sofrido, pois cerca de 10 mil moradores foram afetados e a Prefeitura declarou um prejuízo de R$ 23 milhões, que não estavam previstos no orçamento.

A queimada que atingia o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães só foi controlada nesta segunda-feira (16) pelos brigadistas, e o local estava em chamas há três semanas.

Por conta disso, os atrativos turísticos, a maior fonte de renda da cidade, foram interditados, e seguem fechados desde o dia 9 deste mês, como medida de segurança.

As origens do incêndio ainda estão sendo investigadas por especialistas americanos, que desembarcaram em Chapada, no sábado (14). Na manhã de domingo (15), de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), houve uma reunião para o planejamento dos trabalhos.

A apuração das causas está sendo realizada pelo ICMBio, pelos especialistas do Serviço Florestal americano e pela Polícia Federal em caráter sigiloso.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários