Igreja Batista Getsemâni

Baterias de celular estão explodindo em depósitos no EUA; confira vídeos

TEC MUNDO

Com a intensa venda e comercialização de tablets e smartphones, já era de esperar que acontecesse: o acúmulo de baterias de íon-lítio, que alimentam os dispositivos móveis, tem causado várias explosões e iniciando chamas em depósitos de lixo e instalações para reciclagem de aparelhos nos Estados Unidos. O pessoal do SlashGear fez um apanhado dos mais recentes problemas flagrados por câmeras, para  mostrar o quão perigoso isso pode se tornar caso as companhias e os consumidores não tenham mais consciência ao se livrar de suas telefones velhos.

O primeiro exemplo é da Ecomaine, que reaproveita as carcaças e outros componentes dos produtos. Abaixo dá para notar que alguém provavelmente misturou a bateria com seu núcleo exposto, o que gerou um circuito e fogo. Veja o baita trabalho que deu para a equipe de assistência:

 

Na situação abaixo, em outro armazém, a sorte foi que o fogo atingiu apenas uma parte do que estava na esteira, pois a quantidade de papel e caixas de papelão poderiam espalhar as chamas rapidamente:

 

Em outra amostra, é possível notar — mais uma vez — a importância de separar corretamente o lixo convencional, assim como outros baterias, das cargas de íon-lítio:

Já o conteúdo abaixo, gravado em 2013, é utilizado até hoje por uma companhia de seguros, para mostrar mostrar o que acontece quando um acúmulo de baterias é atingido pelo fogo:

Ok, como posso descartar corretamente as baterias de íon-lítio?

Esse assunto não é novidade, mas é sempre preciso lembrá-lo porque até hoje muita gente não sabe como se desfazer adequadamente de seus aparelhos antigos — e, consequentemente, de suas baterias de íon-lítio. Você pode encontrar vários locais de coleta em lugares fáceis de encontrar, como em shopping centers, supermercados e nas próprias revendedoras de smartphones.

Mas, caso esteja com dificuldade, damos abaixo algumas dicas:

Essas são apenas algumas das alternativas e ainda há também as instruções do próprio fabricante e da prefeitura do seu município. Ou seja, só joga na natureza e polui o meio-ambiente ou oferece risco aos outros quem quer, porque não faltam opções para destinar corretamente sua bateria para a reciclagem ou o desuso.

 

Fonte: MUVUCA POPULAR

Visite o website: https://www.muvucapopular.com.br