Igreja Batista Getsemâni

Detran possui 20 serviços disponíveis no aplicativo MT Cidadão

Redação
Redação

Os motoristas de Mato Grosso podem resolver pendências junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT) por meio do aplicativo MT Cidadão, que disponibiliza 20 serviços, como o licenciamento veicular e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).  

Pelo aplicativo, o motorista pode consultar informações de veículos, condutores, recursos de infração, turmas de exame teórico e valores e taxas de serviços; emitir certidão negativa de multa, certidão de condutor, de débitos de pessoa e de veículo; validar documentos; pedir certidão de propriedade, extrato de multas, licenciamento anual online; além de agendar exame teórico; solicitar segunda via do CRLV e envio domiciliar, permissão internacional para dirigir, processo de segunda via de CNH e processo de CNH definitiva.  

O presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos, explicou que a presença do motorista a uma unidade da autarquia só é necessária em casos de atualização de endereço, vistoria veicular, biometria e foto, por exemplo. “O cidadão não precisa, em muitos casos, comparecer a uma unidade, ele pode resolver tudo na palma da mão, pelo celular, com o aplicativo, e receber a documentação em casa”.  

Quando o motorista utiliza o serviço pelo aplicativo e solicita a entrega pelos Correios, o prazo para a chegada do documento no local escolhido é de 10 dias úteis. Já se o motorista preferir retirar o documento em uma unidade do Detran, o prazo é de cinco dias úteis.  

O MT Cidadão é gratuito e pode ser baixado pelo App Store e Google Play, estando disponível em português, inglês e espanhol. Pelo aplicativo, o cidadão tem acesso a diversos serviços do Governo do Estado, busca por unidades de atendimento, além de acessar notícias, informações e comunicados do Governo.  

Desde a implantação dos serviços pelo aplicativo, em 2017, o Detran emitiu 17,6 mil CNHs e permissões internacionais para dirigir, e prestou 120 mil serviços veiculares. A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) estuda a implementação de novos serviços, que devem estar disponíveis no aplicativo nos próximos meses.  


Fonte: MUVUCA POPULAR

Visite o website: https://www.muvucapopular.com.br