Igreja Batista Getsemâni

Maluf diz que denúncia por desvios não atrapalha sua disputa pelo TCE

O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), está sendo acusado de participar de esquema de desvios da Seduc

Vitória Tumelero
Redação

 

O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) está sendo acusado de envolvimento em esquema de desvio de recursos públicos da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e, na próxima quinta-feira (14), o Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) deve decidir se o caso será investigado ou não.

A denúncia é proveniente da Operação Rêmora, do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), em 2016. O processo está sendo pautado pela quinta vez, pois a ausência do relator do caso, desembargador Rondon Bassil Dower Filho, e a falta de quórum adiaram a averiguação da situação.

O escândalo está sendo discutido novamente justamente em época de indicação da Assembleia Legislativa (ALMT), onde o novo membro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE) deve ser escolhido nos próximos dias.

Segundo Maluf, a denúncia judicial não desabilita sua disputa pela vaga no TCE, entretanto, os princípios requisitados para a posse do cargo são os conceitos de idoneidade moral e reputação ilibada.

Conforme a ação, o esquema de fraudes ocorria em obras de reforma e construção de escolas, que obtinham orçamento inicial de R$ 56 milhões. O parlamentar é acusado de ter recebido R$ 40 mil em propina, do montante desviado da Seduc.

O julgamento deve ocorrer após a quebra de sigilo na delação premiada do empresário Alan Malouf, vide determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na denúncia realizada pelo Ministério Público Estadual (MPE), Guilherme Maluf teve a mesma participação que seu primo, Alan Malouf, na organização criminosa, pois é suspeito de integrar o núcleo de liderança da organização com suas influências políticas.

Além disso, o parlamentar também já foi acusado pelo MPE de organização criminosa, corrupção passiva (20 vezes) e embaraçamento de investigação.


Fonte: MUVUCA POPULAR

Visite o website: https://www.muvucapopular.com.br