Igreja Batista Getsemâni

Mato Grosso pode ser beneficiado com empréstimo bilionário do Governo Federal

Plano da União visa beneficiar 12 estados em crise, considerados como “bons pagadores”

Redação

 

Mato Grosso está entre os 12 estados que serão beneficiados com o projeto de lei Governo Federal, que visa a facilitação de empréstimos bancários para estados em crise financeira.   

O Itamaraty informou que enviará o projeto para análise do Congresso Nacional ainda nesta semana.  

Se a medida foi aprovada, o Governo Bolsonaro calcula que os estados terão a disposição R$ 40 bilhões em empréstimos junto a bancos e outras instituições financeiras internacionais.  

No projeto, consta que o Governo Federal será o fiador desses estados, para governadores que conseguirem a contratação desses empréstimos.  

Na lógica do Governo, o banco liberaria o dinheiro com mais facilidade, já que a União pagaria o "calote" no caso de o Estado não conseguir honrar com o compromisso.  

Mato Grosso foi incluído na lista porque o Governo o considera "como bom pagador". Também estão na relação: Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Roraima e Santa Catarina, além do Distrito Federal.  

Diante da situação do estado, é provável que o governador Mauro Mendes apresente uma proposta, visando um empréstimo para regularizar a situação salarial dos servidores, que recebem de forma parcelada; além de ter dinheiro para pagar as dívidas junto aos fornecedores, principalmente nas áreas de Saúde e Segurança Pública. O Estado - segundo o Governo - apresenta déficit nas contas na ordem de R$ 3,9 bilhões.  

A União também já avisou que só irão participar do plano os Estados que se comprometerem a seguir um rigoroso ajuste fiscal, como controlar despesas com o funcionalismo público, aposentados e pensionistas e buscar mecanismos para aumentar a arrecadação.  


Fonte: MUVUCA POPULAR

Visite o website: https://www.muvucapopular.com.br