Igreja Batista Getsemâni

Barbudo não está nem aí para os cortes na Educação

Deputado foi o único de Mato Grosso que votou contra a convocação do ministro Abraham

Redação Muvuca Popular
redacaomuvuca@gmail.com

 

O deputado federal Nelson Barbudo (PSL) deu provas, mais uma vez, que a sua atuação na Câmara dos Deputados é apenas em favor do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e não pelo povo. O parlamentar foi o único da bancada de Mato Grosso que votou contra a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que deverá explicar os cortes na pasta.  

Ontem (13), o plenário da Câmara aprovou por 307 votos favoráveis a convocação de Abraham. Apenas 82 votaram contra, sendo um deles Barbudo que, pelo visto, não está preocupado com o valor reduzido que as Universidades Federais e os Institutos terão que trabalhar.

O ministro Abraham deve comparecer nesta manhã (14) na Câmara para explicar o corte de investimentos no setor, sobretudo o contingenciamento de 30% no orçamento das universidades e institutos federais para despesas discricionárias (como água, luz e serviços de manutenção). Na época do anúncio da medida, no fim de abril, o chefe da pasta chegou a dizer que algumas instituições estavam fazendo "balbúrdia" em vez de melhorarem seu desempenho.

Por se tratar de convocação, Weintraub é obrigado a comparecer à Câmara, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade na hipótese de ausência "sem justificação adequada", conforme prevê a Constituição Federal. Ele é o primeiro ministro do governo Jair Bolsonaro convocado por alguma das casas do Congresso.

Paralisação

Pelo menos 75 das 102 universidades e institutos federais do país convocaram protestos para esta quarta-feira, 15, em resposta ao bloqueio de 30% dos orçamentos determinado pelo Ministério da Educação.  

Em Cuiabá, os servidores e alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) paralisam as atividades em protesto contra os cortes. 


Fonte: MUVUCA POPULAR

Visite o website: https://www.muvucapopular.com.br