Igreja Batista Getsemâni

Mais de 40 mil pessoas ocupam Esplanada dos Ministérios

Ministro da Educação anunciou o contingenciamento de 30% no orçamento das universidades e institutos federais

Helena Corezomaé / João Negrão
De Brasília

WhatsApp Image 2019-05-15 at 11.00.31.jpeg

Foto: João Negrão

Mais de 40 mil pessoas ocuparam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e caminham rumo ao Congresso Nacional nesta quarta-feira, 15, contra os cortes anunciados pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. (Confira vídeo abaixo)

Além de Brasília, acontecem manifestações por todo o país contra as medidas anunciadas pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) que irão afetar as Universidades e os Institutos Federais.

O ministro da Educação Abraham anunciou, no fim de abril, o corte de investimentos na pasta, sobretudo o contingenciamento de 30% no orçamento das universidades e institutos federais para despesas discricionárias (como água, luz e serviços de manutenção). Na época do anúncio da medida, o chefe da pasta chegou a dizer que algumas instituições estavam fazendo "balbúrdia" em vez melhorarem seu desempenho.  

Paralisação  

Pelo menos 75 das 102 universidades e institutos federais do país convocaram protestos para esta quarta-feira, 15, em resposta ao bloqueio de 30% dos orçamentos determinado pelo Ministério da Educação.   

Em Cuiabá, os servidores e alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) paralisam as atividades em protesto contra os cortes.

WhatsApp Image 2019-05-15 at 11.07.40.jpeg

Foto: João Negrão


Fonte: MUVUCA POPULAR

Visite o website: https://www.muvucapopular.com.br